quinta-feira, 4 de maio de 2017

Etapa 312 - Lenda da família Fonseca

      Na etapa de hoje recordo que, em determinado dia, interessado em saber algo sobre a origem da família, procurei e a página abriu-se. e o segredo desvendou-se! É verdade, quem procura e quer saber...  acha, encontra e aprende. Assim aconteceu, foi por querer saber e querer descobrir de onde e o que poderá ter dado origem ao sobrenome Fonseca que eu procurei e dessa procura, o resultado foi que encontrei a lenda da família, escrita em: "Sab. 18 de Abril do ano de 2009, 17.34 escrito por Luciana do Rocio", que lhe foi contada pela Dª. Teresa Fonseca, ambas residentes no Brasil. Eis o achado tal como o escreveu a Luciana:

"LENDA DA FAMÍLIA FONSECA"
      "Esta lenda foi contada para mim pela dona Teresa Fonseca, que hoje está com 99 anos. Ela pediu-me, gentilmente,  para que colocasse na internet. Aqui está a história:
 
      Na Idade Média a família Fonte Rica morava em Portugal, num lindo castelo, onde havia muitas cachoeiras e fontes cristalinas ao seu redor. A menina Ana, desta-clã, gostava muito de banhar-se nestas águas puras. Um certo dia, o castelo vizinho foi vendido e nele veio morar um casal muito estranho, formado por Márcia e Leonardo. Numa noite de sexta-feira, de lua cheia, Ana está banhando-se nas cachoeiras, quando escutou um barulho vindo do criadouro. A garota correu ao local e viu Leonardo roubando um bode preto. Sem perder tempo, a menina seguiu o vizinho. Assim ela notou que, no quintal de Leonardo, havia pessoas encapuzadas que mataram o animal dentro de um círculo onde existia um pentagrama desenhado. Então a garota avisou o fato à sua família. Desta maneira seu pai, José, disse aos inquisidores o que sua filha tinha visto. Naquele instante o padre mais velho falou:
      - Faremos um plano:
      - Na próxima sexta-feira, de lua cheia, iremo-nos esconder no bosque de Leonardo. Assim eles
        comessem o ritual de feitiçaria, pegaremos estas pessoas no fraga.
       A tão esperada noite chegou. Leonardo roubou mais um bode preto de seus vizinhos e foi até ao local do ritual, que ficava atrás do bosque. Quando ele, já encapuzado iria matar o bicho, os inquisidores e José gritaram:
      -Pare com isso!
      -Não aceitamos feiticeiros aqui!
      -Vocês morrerão na fogueira!
       Então os bruxos pegaram seus cavalos e Leonardo exclamou:
      -Eu me vingarei de todos vocês! 
      -Começando por José Fonte Rica!
      -Jogarei um feitiço e uma praga para que todas as fontes do seu castelo sequem!
      -E quando isto acontecer, o povo não chamará mais de Fonte Rica...
      -Mas não se preocupe, seu sobrenome não será Fonte Pobre...
      -Será pior...
      -Seu sobrenome e de toda a clã será Fonte Seca!
      Depois de falar estas palavras, o bruxo e seu grupo partiram

      No dia seguinte, as águas da clã Fonte Rica secaram e o povo passou a chamar todos daquela família, de Fonte Seca. Porém a menina Ana não se abateu, pois ela passou a fazer esculturas com as pedras que permaneceram nas fontes secas. Desta maneira a jovem tornou-se uma grande artista plástica. O tempo passou e com as mudanças da Língua Portuguesa, aquela família passou a assinar seu sobrenome como: Fonseca. Reza a lenda que qualquer pessoa com o sobrenome Fonseca tem a capacidade de lutar contra as forças malignas em todo o lugar.

                                        (Luciana do Rocio Mallon e Teresa Fonseca)"

      Por curiosidade, por sorte ou pela capacidade que nos é reconhecida, este texto deparou-se na minha frente, em Nespereira existe muitas pessoas de sobrenome «Fonseca» e também, em Alvarenga, como comprova o Livro de António Mendes «Alvarenga - Esboço de uma Monografia», página 22, existe lá, m Alvarenga um lugar chamado de Fonte Seca! será que há alguma relação entre a realidade e o conto ou lenda? Quem leu o livro que refiro, quem conhece Nespereira, se comparar, o que é que pode descobrir? Se Alvarenga foi o que o diz, o que terá sido Nespereira?
 
Família Fonseca - significado: Fonte Seca
      Sobrenome português toponimico, vem de Fonte Seca, em catalão Fontseca; os Fonsecas vem de Garcia Rodrigues, o qual fez assento na honra de Fonseca, que deu a seus descendentes o nome, sendo o primeiro que o tomou Mem Gonçalo da Fonseca, que fundou e dotou o mosteiro de Mancelos. 
      Uma família Romântica e com muito amor para dar, família muito divertida.
 
      O santo de hoje é: São Floriano, Mártir
      ( + Caríntia, 304) " Oficial veterano do exército imperial, foi martirizado na Caríntia, actual Áustria, no tempo de Dioclesiano, porque o descobriram visitando na prisão cristãos ali detidos. Foi afogado num rio".

      Oração: - Ó Deus, que envias ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!



     




Sem comentários:

Enviar um comentário