domingo, 21 de maio de 2017

Etapa 329 - A Escola de Música da Quinta do Picado até tem um HINO!

      Na etapa de ontem recordei os fundadores da Escola Escola de Música da Quinta do Picado, os três apaixonados pela música, apaixonados por essa grande riqueza, que nem todos têm capacidade para a poder avaliar, para se chegar a ser músico, para saber ouvir, há muitos que nem são capazes de um trololó, que o que fazem são criticas negativas, procurando denegrindo o trabalho dos bem intencionados.

     Assim, na etapa de hoje, sentindo ainda a dor que alguns comentários desses cruéis provocadores,  ao longo dos 33 anos da minha dedicação a tão nobre causa, me causaram, se é que alguns deles me escutam ou vêem, eu digo-lhes que valeu a pena eles serem cruéis para comigo e para com os meus colegas, porque esses tais, serviram para nos dar força e mais coragem.

      É normal que, quando se constitui uma colectividade, seja para que fins for, logo se pensa dotá-la de um hino e a Escola de Música da Quinta do Picado não foi excepção, um dos seus fundadores, o maestro José Ferreira Balseiro, no dia da sua fundação, dia do primeiro encontro dos fundadores com alunos, pais de alunos, outros simpatizantes e colaboradores, ele, o Zé Balseiro já estava munido do Hino, Hino da Escola de Música da Quinta do Picado, com letra e musica que é de sua autoria, e ali, entregou a cada um dos presentes um papelinho com a letra, ele, com a sua trompete tocou e mandou que nós todos cantasse-mos. Foi o que fizemos e, de regresso a casa, aquela melodia veio connosco.
São doces recordações e com o progresso que constantemente se verifica nesta Instituição, tenho muitas razões para me sentir alegre, e apesar de já não ter comigo os ilustres companheiros, eles, onde estão gozam da minha alegria, porque tudo vai acontecendo como eles próprios desejavam, o objectivo deles já foi largamente ultrapassado, tenho a certeza de que estão felizes. Eis o;

                                                                     Hino
                                                   1
                                                   É a Quinta do Picado,
                                                   Que a todos chama e convida;
                                                   Tempo bem aproveitado,
                                                   É viver a nova vida.
                                                   Nossa força de vontade,
                                                   Nela grande amor encerra;
                                                   É levar a mocidade,
                                                   A engrandecer nossa terra.
                                                                   refrão
                                                   Somos pequenos, trabalhadores
                                                   E lutaremos com afã;
                                                   P`ra que o porvir, que há-de vir,
                                                   Chegue a sorrir, amanhã.
                                                   Nosso parecer, este querer,
                                                   Todo este ser, dum novo ideal;
                                                   Sonho infindo, será bem-vindo,
                                                   Fará mais lindo Portugal.
                                                   2
                                                   Olhos ao alto erguidos,
                                                   Corações lado a lado;
                                                   Nossos braços bem unidos,
                                                   Viva a Quinta do Picado.
                                                   Vamos em frente rapazes,
                                                   Acalentar nosso povo;
                                                   Sempre em frente e audazes,
                                                   A cantar o Hino Novo.

      O santo de hoje é: Santo Hospício, Confessor
      ( + França, séc. VI) "Viveu na região de Nice, no sul da França, numa velha torre, praticando jejuns e penitências. Recebeu de Deus o dom dos milagres e o de profetizar. Segundo o Martirológio Romano, predisse a invasão dos lombardos e, depois de esta se ter realizado, esforçou-se para converter os invasores".

      Oração: - Respirai em mim, ó Espírito Santo. Para que seja santo o meu pensar. Impeli-me, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atrai-me ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me ó Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém.
                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário