quinta-feira, 25 de maio de 2017

Etapa 333 - Reformar é impressindivel e na Escola de Música foi benefico

     No percurso de reconhecimento ao que se fez, ao que seria bom ter-se feito e ao que se pretende fazer num futuro breve, apoiado nos amigos, vou mover-me lentamente, e vou encetar mais uma etapa, que embora de curta distância, me possibilite cumprir o objectivo, que é, receber como prémio, sinais da vossa atenção. A minha reflexão sobre o acto reformativo praticado nos órgãos directivos da Escola de Música da Quinta do Picado, leva-me a concluir que foi bom ter sabido, em tempo oportuno, abdicar das funções que vinha desempenhando, sem interrupção, durante 32 anos. Eu, ao tomar esta posição, o meu afastamento provocou também o afastamento do senhor António de Oliveira Simões, que, também ele, exercia a presidência da Direcção há 22 anos, cargo que exercia com muito amor e extrema dedicação, mas, o seu estado de saúde já não lhe permitia movimentar-se com independência e eficácia, de facto, a nossa união e entendimento era tão profícuo que, sacudir com um e o outro ficar, não seria bem entendido, pensando nisso, combinamos afastar-nos os dois e dar possibilidades a gente nova e mais dinâmica, foi o que aconteceu e em boa hora o fizemos, os mais novos souberam dar a volta e o resultado está ai, é o que todos conhecem e não poderia ser melhor.

      Como é bom, agora, já à distância de alguns anos, recordar o passado e situado no presente, apreciar a Banda que leva e divulga o nome da nossa terra, que é o contraste florescente da nossa juventude, do nosso lugar, da nossa freguesia, da nossa paróquia e da nossa cidade de Aveiro. Como é bom vê-la independente, bem servida e, sob a regência do nosso excepcional Maestro, o professor Óscar Daniel Santana Oliveira Saraiva, sendo ele natural do nosso lugar, e na nossa Escola se ter iniciado, é um orgulho. Foi também a nossa Escola, em especial, o nosso fundador, nosso professor e nosso primeiro Maestro (Zé Laura) que o despertou e o ajudou a descobrir os seus dons e competências, coisas que ele, o Óscar, muito bem soube aproveitar com todos os méritos que lhe são reconhecidos e o situa entre os melhores. A nossa Banda, que desde a sua fundação sempre esteve em constante crescimento, e agora, sob a direcção artística do Óscar, bem apoiado pelo presidente da Direcção, Eng Victor Silva e sua equipe, o progresso é tão grande que todo o espaço existente já se torna pequeno.

      Dentro das minhas limitações, e na minha simplicidade, faço reflexões e, não sentindo impedimento de me expressar, mesmo sem a certeza de que me farei entender, digo o seguinte: Se somos Escola, se temos professores, temos responsabilidades educativas e de acompanhamento, desse acompanhamento registamos com agrado os jovens que se tornam adultos, que vencem e passam ao lado dos tristes sinais dos tempos, quando, o que se vê por ai chega a ser confrangedor, e que é, ver a maneira como grande parte da mocidade ocupa o seu tempo, fazendo da sua vida apenas um desfiar de dias sempre iguais, sem a mínima parcela de utilidade para si e para os outros.

      O estudante que verdadeiramente trabalha com olhos postos no ideal que sonhou, e por vezes, os sacrifícios que os pais precisam fazer para que ele possa triunfar na vida, que deixa para trás o bando dos cábulas e dos inúteis, longe de ser admirado e louvado, é olhado como uma pessoa maçadora, de quem se deve fugir a sete pés!

      A rapariga bem formada, sã de corpo e de espírito, que despreza as voltas descontroladas e estúpidas, que escolhe as companhias, que não se sente diminuída por ter amor à vida e ao lar, no qual espera preparar-se para o seu verdadeiro papel de esposa e de mãe, é possível que passe a ser olhada como uma "ávis-rara", por essa espécie de gente, a que hoje se convencionou dar o nome de homens.
      Interrompo por aqui, vou continuar a reflectir e amanhã, volto. Até amanhã.

      O santo de hoje é: São Gregório VII, Papa e Confessor
     ( + Salerno, 1085) "É sem dúvida um dos maiores Papas da História da Igreja. Nascido numa família pobre. foi monge beneditino e fez um estágio no famoso Mosteiro de Cluny, do qual era Abade Santo Hugo. Foi colaborador do Papa São Leão IX e mais tarde ascendeu ao trono pontifício, no qual desenvolveu um grande plano de reformas, para revigorar o fervor e a disciplina da Igreja e para defendê-la contra as ingerências do poder civil. Enfrentou com grande coragem e firmeza o imperador alemão Henrique IV e sofreu perseguições, não sendo poupado pela calúnia. Morreu fora de Roma pronunciando a célebre frase: "Amei a justiça e odiei a iniquidade ; por isso morro no exílio".

      Oração: - Meu Senhor, pelos méritos do Santo Papa Gregório VII, eu vos peço maior fidelidade à Vosso Doutrina e aos vossos ensinamentos. Peço-vos perdão pelas vezes em que não colaborei na construção de uma Igreja mais unida e fraterna. Rogai à Virgem Maria, Mãe da Igreja, que interceda por  mim junto a vós, para que meu testemunho seja verdadeiramente cristão. Assim seja. São Gregório VII, rogai por nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário