sexta-feira, 19 de maio de 2017

Etapa 327 - Festas da cidade de Aveiro - 2017

       Hoje, acusando ainda alguma fadiga do esforço, não por aquilo que fiz, mas pelo que não fiz e queria fazer, estou com boa disposição e sem ter pista pré-estabelecida, vou partir, vou fazer marcha lenta, tão lenta que, estando a 8 dias de distância do Feriado Municipal da Cidade de Aveiro, sou tão lento e tão vagaroso, que podendo estar já longe, estou perto, estou agarrado e envolvido num sonho, do qual, eu nem quero despertar.

    Não sendo novidade para ninguém, por sorte ou por caridade, houveram anos em que, as organizações das festas da cidade, ou das festas em honra de Santa Joana, nossa Padroeira, ocupando grupos, nos quais eu me integrava, por arrasto, eu era envolvido. Confesso que me sentia feliz e quase realizado, digo quase, porque o ser humano nunca está satisfeito com aquilo que tem.
      
      Já falei dos acontecimentos coincidentes deste ano, na verdade, foi uma semana em cheio, tudo correu bem., e no que diz respeito a Aveiro, ao nosso município e à nossa padroeira Santa Joana, nem a instabilidade meteorológica foi capaz prejudicar, de demover os seus devotos. As nuvens circulavam, encobriam o sol mas ninguém se assustou. ao aproximar-se a hora,  a chuva deu tréguas e às 16 horas a procissão em honra de Santa Joana, para satisfação de alguns milhares de devotos, concentrados ao longo dos passeios, acabou por sair e percorreu as principais artérias da cidade.

      Esta procissão é muito bonita, tenho pena de não poder ilustrar o texto com alguma das fotos, mas, como também não é novidade, eu sou carente e nada perfeito. Por coincidência, à hora que a procissão desfilava nas ruas, quem estivesse em casa também se deliciava com a transmissão das cerimónias de Fátima, mas mesmo assim, estando o país de olhos postos na visita do Papa Francisco, os devotos a Santa Joana não se fizeram rogados e compareceram para prestar homenagem à  sua padroeira

      Nesta procissão, onde todas as paróquias e freguesias se fazem representar, como é hábito, incorporaram-se todas as Bandas Filarmónicas do Concelho, 6 irmandades e autoridades religiosas, civis e militares.

      No dia seguinte, dia 13, à noite, no Cais da Fonte Nova, Luís Represas deu um concerto e quem o acompanhou nesse concerto, por outras palavras, a Banda que ele teve nesse seu concerto, foi a nossa Banda, a Banda Filarmónica da Quinta do Picado. (ando todo babado, com tanta baba, que nem consigo falar)  - Até amanhã.

      O santo de hoje é: Santo Ivo, Confessor
      ( + França, 1303) "É um dos mais populares santos da Bretanha. Pode-se dizer que toda a sua vida foi dedicada à prática da virtude  da justiça, como advogado e depois como sacerdote e juiz eclesiástico. Atendia gratuitamente aos pobres e desvalidos e dava-lhes orientação jurídica segura para que seus direitos fossem respeitados. Faleceu aos 50 anos, e já em vida gozava de fama de grande santidade. É padroeiro dos advogados e dos juízes .

      Oração: - Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados, a justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam  e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos interesses subalternos e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças a injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso Patrocínio. Amém.

     
      





Sem comentários:

Enviar um comentário