sexta-feira, 5 de maio de 2017

Etapa 313 - 1º excerto da recordação L « O caminho do amor »

      A etapa de hoje vai ter um percurso bastante acidentado e doloroso porque por mais que eu pense que não o devo percorrer, a tentação é mais forte do que a minha vontade, pois para enaltecer os alvos e as gratas recordações, não tenho palavras e nem sou capaz de as compilar, dizer só que gostei de vós é muito pouco, assim? assim eu ando por ai, e é por ai, pelo caminho que se vê, que se sente e que, quem quer, quem o procura e o quer seguir, com mais ou menor prazer, o encontra e esse é o caminho do amor!
      Então, o caminho do amor o que será? - será não termos orgulho? - será sermos pacientes? - será amarmos os outros como a nós mesmos? - será sentirmos o desejo de sermos amados? - sim o que será? - pode ser muita coisa, mas e em primeiro lugar, se não nos amarmos a nós próprios, como nos pode ser possível amar os outros? - como podemos nós dizer ao nosso pai e à nossa mãe que os amamos se desprezamos os seus conselhos e ensinamentos? Amar os outros é procurar a felicidade de si próprio. Quem fuma, quem se droga, quem bebe demasiado, quem não trata do seu corpo, quem não se alimenta convenientemente, quem não escuta o próximo, não se ama a si mesmo e não é digno de ser amado, comportamentos assim causam sofrimento a todos quantos nos querem bem. Devemos acreditar que Deus é amigo, pensar no que vamos fazer ou julgar antes que nos arrependamos, saber que a pedra que atiramos não volta atrás, mostrar e provar que somos alegres e felizes e mostrar que somos felizes com a felicidade dos outros. Ponderando isto e procedendo de acordo, poderemos ter encontrado aquilo que procuramos, o caminho do amor, e se o encontramos, vamos segui-lo e ter forças para vencer todas as adversidades.

      Para mim, o caminho do amor é amar a nós próprios, quem se ama a si próprio tem capacidade, tem  força e tem vontade de mar os outros e, assim sendo, não é o comportamento dos outros para connosco que nos vão causar moça, porque o nosso amos por aqueles é tão forte que facilmente se tolera e perdoa.

      Abordo este tema, tema sensível para as minhas limitações, mas que me parece oportuno para abrir um texto que me foi confiado e me deram autorização para o utilizar como bem entenda, foi escrito por uma menina quando ela tinha penas 14 anos, seu nome é Edna, bisneta de Manuel Soares Cardoso e de Ascenção Vieira Marinho, ele, meu primo, o Manuel, como já relatei em etapas anteriores, faleceu no dia 31 de Agosto do ano de 2015 e ela, a Ascenção, faleceu no dia 13, do passado mês de Abril, deste ano de 2017. Tinham residência no vizinho lugar de Costa do Valado.
      A este casal estive sempre muito unido, gozei da sua estima e sem razões de merecimento, sinto-me lisonjeado com a maneira como sou tratado pelos seus descendentes, filha, genro, neta e a especial e muito querida sua bisneta, a Edna, que com apenas 14 anos de idade, a história que ela  nos conta, é um quadro muito lindo, quadro que não é pintado a óleo, mas a lágrimas, lágrimas que o pincel encontrou naquele pequenino coração.

      Para ela, a vossa atenção, mas só amanhã;  então;  até amanhã.

      O santo de hoje é:Santo Hilário de Arles, Bispo e Confessor
      ( + França, 449) "Embora nascido na Gália (França actual), sua família era de origem grega. Sucedeu a seu parente Santo Honorato no Bispado de Arles".

      Oração: - Não conheço e não sei se há.

Sem comentários:

Enviar um comentário