quarta-feira, 10 de maio de 2017

Etapa 318 - 3ª. parte - Águas da Fonte do Carocho - um Oásis

      Para esta etapa e na esperança de que me corra de feição, vou regressar à mesma pista, à pista do Carocho!, sim, à Pista do Carocho! admiram-se? é verdade! ainda tenho comigo o Regulamento que eu próprio escrevi para se distribuir aos concorrentes da III Prova do Campeonato Nacional de Motocross que aconteceu na nossa Pista do Carocho,  nos dias 18 e 19 de Dezembro do ano de 1976, prova a contar para o Campeonato Nacional, inscrita no calendário desportivo da F.P.M.

      Então, colocado aqui, na esperança de que, o que exponho venha a despertar algum interesse, pois como disse, refere-se ao ex-trato de um artigo publicado num jornal da região, no ano de 1983, do qual guardei um recorte, o jornalista, autor do texto, terá tido, como fonte de informação, a Junta da Freguesia de então, que se terão servido e lhe terão facultado a fotocópia do opúsculo, que em tempos me haviam pedido.
 
      Aproveitando a oportunidade e estando eu em prova, declaro que a incúria a que me referi na etapa de ontem, enquanto eu envolvido em acções de administração nos órgãos da Associação, nunca aconteceu. Tudo quanto fizemos, melhor ou pior, foi sempre no sentido de proteger a fonte e a qualidade da água, nesse sentido, pavimentamos os acessos, construímos um parque infantil, um parque desportivo, chegamos a ter um campo de futebol, este, em terreno que era do senhor Fernando Lebre, onde os sócio, e não só, praticavam desporto e se exercitavam. Esse espaço teve cobiça e da cobiça que provém a incúria que refiro e me hei-de referir mais além.

      Por agora,  para justificar o que digo, o que afirmo e declaro, tudo quanto fizemos foi para proteger a fonte. No mês de Março do ano de 1985, a nosso pedido, (pedido da Associação), foram feitas análises, cuja ficha de resultados eu guardei e vou copiar, a vossa atenção:

      FICHA DE ANÁLISE, QUE COPIO;

          A.R.S. - AVEIRO                                                    Nº. 457
                                                         ÁGUA
          LBORATÓRIO                ANÁLISE  BACTERIOLÓGICA
          REQUERENTE               CNTRO DE SAÚDE DE AVEIRO
          PROVENIÊNCIA            Fonte do Carocho, junto à ADAC 
                                             Quinta do Picado
          ACONDICIONAMENTO  - Frasco nº. 6 (ST)
 
          ENTRADA            19/3/85              SAÍDA          21/3/85
 
          Número de colónias, por ml                                                 12
          (em gelose nutritiva, às 48 horas, a 37º C)
          Número mais provável de coliformes totais, por 100 ml       0
          Número mais provável de coliformes fecais, por 100 ml      0
          Pesquisa de Estreptococos fecais                                       Neg.
          Pesquisa de Clostridium Welchif                                           -
 
                                                   CONCLUSÃO
                                    Água bact. Potável.

      E por hoje, deixo aqui  análise, a que interferi para que se tivesse feito, não sei se mais alguma haverá, mas, cada um de nós,  com liberdade e sem paixão pode fazer a sua. Até amanhã.

      O santo de hoje é: Santo António de Florenca, Bispo e Confessor 
      ( + 1459) "Era dominicano, amigo íntimo do Beato Angélico, o famoso pintor. Nomeado arcebispo de Florença, fugiu para não ter que assumir o cargo, mas afinal foi encontrado e teve por força que aceitá-lo. Revelou-se um grande prelado, cheio de zelo e espírito apostólico. Combateu o neo-paganismo renascentista e defendeu o Papado no Concílio de Basileia. Deixou escritos teológicos de valor. Tal era sua fama de santidade no tempo em que vivia que, certa vez,  o Papa Nicolau V declarou em público que o julgava tão digno de ser canonizado ainda vivo quanto São Bernardino de Sena, que acabava de ser elevado às honras dos altares"
 
      Oração: Não encontrei.

        

Sem comentários:

Enviar um comentário