quarta-feira, 31 de maio de 2017

Etapa 339 - Adeus ao Maio e, em espírito falo com meu Pai

     Esta etapa, última do Maio, neste dia trinta e um, de um dos meses mais bonitos do ano, mês dos lirios e das rosas, mês em que até os montes são belos jardins, que bom deixar-mo-nos envolver pelo ambiente, as giestas, as carqueijas, as chamiças e até mesmo os tojos, no monte tudo está florido. Nos campos, é o milho, o feijão e outras sementes de cereais que nascem da terra e a cobre de verdura, e até as árvores, depois de floridas ornamentam-se com frutos e ramagens, apreciem as cerejeiras carregadas de cerejas coradinhas e doces. É a natureza em festa! Maio é também o mês das grandes comemorações, comemora-se a aparição de Nossa Senhora em Fátima, a Ascenção do Senhor e muitas outras. É também o mês de grandes eventos, como este que acontece em Nespereira, o Maio Cultural. Ai como eu gostava de ver aproveitado o grande potencial que Nespereira tem, como eu gostava que, os nespereirenses para sobreviver, não fossem forçados a terem que se ausentar da sua terra, é triste, mas é a real, em Nespereira, os pais educam seus filhos já com o propósito de os preparar para ser emigrantes, ou então, para serem bens de exportação, os que emigram, uns é dentro do seu próprio país, outros andam ai pelo mundo. Em Nespereira não há futuro, não se aproveita o que a natureza nos quer dar, não´há consumo para o que é nosso, a única saída e que até agrada aos governantes é a exportação, por isso, se os pais não se deixaram exportar, não podem impedir o destino dos filhos, e, em Nespereira, o bem mais precioso que se produz é o ser humano.

      Como eu reconheço a sabedoria de meu Pai, era aquele homem que muitos conheceram melhor do que eu, que só vivi com ele, não chegou a 4 meses incompletos, mas um certo dia, ele levou-me com ele para um monte chamado Moimenta, não sei se até pertence a Cabril?, chegados lá, meu pai foi recebido em festa, no dia seguinte fomos partir pedra a pesquisar minério, eu e ele brocamos grandes rochas, ele carregou com dinamite os furos que fizemos, deram-se as explosões, mas o resultado foi infrutífero, aí, os poucos dias e noites que estivemos juntos deu para eu conhecer melhor o meu Pai, ele sabia muito, tinha experiência e muitos conhecimentos, confidenciou comigo e muito do que ele previa aconteceu.
      Com meu pai falei muito pouco, e isso causa-me saudade e até alguma angustia, mas também me dá coragem para não me importar que me considerem estúpido, pois mesmo sabendo que podem ficar com essa opinião eu não deixo que este dia termine e que se mude a folha no calendário sem aqui falar com ele e dizer-lhe o seguinte: Pai, sei que presencialmente não me vez e que nem me ouves, mas porque tenho fé e acredito que no silêncio sabes o que eu digo e penso, para que sintas vontade de te rires, vou aproveitar o momento, e neste precioso ultimo dia do Maio Cultural estou a falar contigo. 
                                                   
                                              Pai, um dia sonhei,
                                              Que ainda eras criança,
                                              E comigo querias aprender;
                                              Que a riqueza está no dar,
                                              E nunca no receber

                                              Pai, palavra pequena,
                                              Mas que força ela tem;
                                              Nasceu no mundo,
                                              Para ser alguém.

                                              Pai, teu amor profundo,
                                              É grandioso como o mar;
                                              É do tamanho do mundo
                                              E como é bom eu te amar.

                                              Pai amigo,
                                              Sou o teu mais querido,
                                              Nesta dor que é viver!
                                              De ti herdei a vida,
                                              E com ela o dom de amar;
                                              Contigo descobri a cura,
                                              Que é o saber perdoar.

      O santo de hoje é: - Nossa Senhora da Visitação
      "Neste dia a Igreja festeja a visita de Nossa Senhora (que já portava em seu seio puríssimo a Nosso Senhor Jesus Cristo) a sua prima Santa Isabel, que se achava grávida e da qual nasceria São João Baptista, o Precursor".
      Oração: - Deus, nosso Pai, ao terminar o mês de Maio, consagrado a Nossa Senhora, vossa e nossa Mãe, inspirai em nós uma confiança e um amor filial àquela que nos trouxe Jesus. E possamos com ela cantar: Minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de Bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, a humildes exaltou. Cumulou de bens os famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia - conforme prometera a nossos pais - em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário