segunda-feira, 8 de maio de 2017

Etapa 316 - Água da Fonte do Carocho, um oásis

      Na etapa de hoje e não só, vou me situar na pista que tantas vezes, já de noite, à luz do luar, ou de dia, à hora da sesta,  eu caminhava para a fonte de jarra vazia e regressava de jarra cheia com o precioso líquido que nos deliciava. Aquela fonte, a Fonte do Carocho era um Oásis! Eis o conteúdo da mensagem:
     
     No ano de 1976, quando a Adac - Associação dos Amigos do Carocho, constituída por escritura pública a 20 de Dezembro de 1975, prosseguia em pleno os fins para que tinha sido constituída, tive em mãos um interessante opúsculo, editado no longínquo ano de 1917, pela família dos Tavares Lebre, opúsculo esse, que disporá por aí de alguns irmãos em estantes ou gavetas impedidos de exercer os fins para que foram editados. Esse pequeno livrinho não era meu, estava em arquivo na Associação e eu tive o cuidado de o reproduzir em fotocópia, a qual guardei comigo até princípios da década de 80. Esse opúsculo continha dados muito importantes de um estudo pormenorizado da localização da fonte, das propriedades minero-medicinal da sua água, bem como parte de uma surpreendente história da sua exploração em termos económicos. Essa fotocópia que eu possuí, recordo que me foi pedida por alguém da Junta da Freguesia de Aradas, a quem eu a emprestei, mas nunca mais me foi devolvida. Algum tempo depois, em Setembro de 1983, vi um ex-trato dessa fotocópia, acrescido de mais alguns considerandos à mistura, publicada num jornal, página que tive o cuidado de guardar, e que dizia:

      "A água é um bem precioso para o homem e, se essa água tem propriedades minero-medicinais, é surpreendente, bastante agradável, ver uma fonte debitá-la sem contador, sem qualquer limitações para quem ali ocorre a recolhe-la - e muitos são.

      Acontece na Quinta do Picado, nos arredores de Aveiro, ai existe uma bica jorrando água de óptima qualidade. Já assim o afirmara, em 1916, o eminente cientista Charles Lepièrre, que foi professor do Instituto Superior Técnico, ao analisar a água da Fonte do Carocho, ou «Águas do Bom Sabor», como o povo lhe chama também.

      a)  A água examinada é uma água hiposalina, cloretada-sodica, sulfatada-magnésia, nitratada. E 
           muito pouco calcária.

      b)  Pela sua composição e pela sua hipotonicidade, deve essa água exercer uma acção favorável
           sobre a nutrição, produzindo uma lavagem intercelular.

      c)  É possível, também, que tenha uma acção benéfica sobre as doenças do estômago.

      d)  É tipo de água muito especial, diferente das analisadas até hoje em Portugal".
     Aqui chegado e tendo outras obrigações a cumprir, declaro-me contente com o resultado já obtido e o prémio, essa coisa preciosa e apetecida, a sua importância fica dependente da avaliação e do gosto que for demonstrado pelos meus seguidores, classificação que espero me seja atribuída no final da série. Até lá, até amanhã e ficai com Deus.
     O santo de hoje é: São Vitor, Mártir
      ( + Milão, 303) "Era proveniente da Mauritânia , na África, e pertencia à famosa Guarda Pretoriana. Recusou-se a sacrificar aos  deuses pagãos e por isso sofreu vários tormentos, sendo por fim decapitado. É padroeiro da cidade de Milão.

      Oração, sei que há, mas não a tenho ao meu alcance. peço desculpa.



Sem comentários:

Enviar um comentário