quarta-feira, 24 de maio de 2017

Etapa 332 - A Sede da Escola de Música da Quinta do Picado teve obras de restauro nos anos 1997/1998

      Em etapas anteriores tenho vindo a recordar alguns trilhos porque passei, memorias gratas da nossa Escola e Banda de Música da Quinta do Picado e, porque se trata de acontecimentos de relevo, não querendo ser acusado de falta de atenção ou de algum esquecimento imperdoável, entre tantos tantos actos de gestão, há uns dois ou três, que a meu ver se destacam, e que são de grande relevo para a instituição, em especial este:
      As obras de restauro no edifício da nossa sede: No dia 27 de Abril do ano de 1997,  em reunião da Direcção, o senhor António de Oliveira Simões, informou que, no ensaio anterior, um dos músicos, por acidente, meteu o pé num dos buracos do soalho da sala, que, felizmente e por sorte, nada tinha acontecido de muito grave, apenas umas escoriações, mas disse: "é necessário prevenir, antes que algo de muito grave aconteça, temos que tomar medidas". Tendo em conta este acidente e o mau estado do edifício, que com as infiltrações de humidade se vai agravando, era imperioso fazer obras de restauro e de conservação, e, aproveitando a oportunidade, fazer também obras de ampliação, o que é também é uma necessidade e justifica-se. Ponderado e estudado o assunto, na busca de soluções, para esse efeito contactamos o senhor Manuel Simões Madaíl, (presidente da Junta) ele inteirou-se do estado do edifício e do mais que nos era imprescindível, mandou-nos munir de um anteprojecto e de três orçamentos, foi o que fizemos, e com esses elementos em posse, eu, o senhor Simões e o senhor Madaíl, fomos à Câmara Municipal de Aveiro, era seu presidente o senhor Professor Celso, cordialmente atendeu-nos, entregamos-lhe o nosso pedido devidamente justificado, acompanhado dos respectivos orçamentos e caderno de encargos. Ele ficou com os elementos, e prometeu que em breve nos dava uma resposta. Foi o que fez, a resposta chegou e foi favorável às nossas pretensões. O serviço foi entregue ao empreiteiro Manuel de Jesus Gaspar, o seu orçamento foi no montante de 8.700.000$00. A Cãmara Municipal de Aveiro subsidiou as obras na totalidade orçamentada, valor que a Câmara foi disponibilizando em prestações mensais , com início no mês de Outubro de 1997, no modo seguinte:
    
                                9 x 900.000.$00 = 8.100.000$00
                                1 x 600.000$00  =    600.000$00
                                                              8.700.000$00
      Este compromisso que a Câmara assumiu e firmou com a Escola de Música da Quinta do Picado, no tempo, sob a presidência do senhor Professor Celso, depois transitado para a presidência do Doutor Alberto Souto de Miranda, foi fielmente cumprido.
      As obras foram sofrendo alterações por aditamentos, que de início não haviam sido previstos, com a construção de duas dependências de apoio, sendo; a garagem, a nascente, com palco desmontável e a secretaria, a sul. Estes aumentos não constavam no caderno de encargos, e assim, o seu custo, à parte do orçamento, importou em 2.977,437$00, foi suportado pela Associação, (Escola de Música da Quinta do Picado), o que foi um enorme esforço financeiro, mas, com exemplar espírito de união e trabalho, esse esforço foi vencido.
      Estas obras, que foram muito importantes e constituíram uma mais valia, remediaram até hoje, e até possibilitaram o crescimento da Banda, a criação de mais valências, e o funcionamento de uma Escola a cumprir todos os objectivos dos seus fundadores, da possibilidade que me deram, do pouco que fiz, e de ter contribuído para que todas estas coisas boas acontecessem, declaro que me sinto orgulhoso.
      Mas, justiça seja feita, no cumprimentos deste objectivo esteve o esforço dos músicos que, tendo sido um ano muito bom em serviços prestados, eu fui carrasco com os sacrifícios que lhes impus nos repartes, e eles, uns heróis, aceitaram sem me molestarem. Desculpai-me meus queridos.
     As obras foram inauguradas no dia 11 de Julho do ano de 1998, com um programa cultural diversificado e com a presença das diversas Entidades Civis e Religiosas.

      O santo de hoje é: Nossa Senhora Auxiliadora
     "Invocação acrescentada à Ladainha Lauretana pelo Papa Pio V, em acção de graças pela miraculosa vitória das armas cristãs em Lepanto, no ano de 1571".

      Oração: - Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxilio maravilhoso dos Cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda a heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso.
      Assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário