segunda-feira, 11 de julho de 2016

Etapa nº. 15, a caminho dos 80

           Santa Felicidade e seus sete filhos, santos, que em Saint-Denis (França) se aliaram a Fernando, e seus Santos, conduziram a Selecção Portuguesa de Futebol, na final do Euro 2016, à vitória sobre a Selecção Francesa, conquistando assim, para Portugal, o título de campeão Europeu, e com isso, Portugal restituiu aos emigrantes portugueses, em França, o orgulho de ser português. Este acontecimento, inédito e histórico para nós, aconteceu ontem, mas ontem, quem é que tinha cabeça para pensar, em especial, depois que findou o jogo, em particular eu, estava exuberante, sozinho e em silêncio, no meu sofá, saboreava o prazer da vitória.

          E, porque não há nada mais lindo do que ver o povo feliz, a etapa de hoje é mais de meditação do que de qualquer outro esforço. Vejo, não vejo, imagino, Aveiro parou, rezou e rogou a Deus e aos seus predilectos santos, protecção, inspiração, força, vontade, sacrifício e união, entre jogadores, treinador e dirigentes, para assim, mostrar ao mundo, que a fé, e a crença, em especial, a crença do nosso treinador, senhor Fernando Santos, não é coisa vã, mas sim, e fé consciente, assente na prática e formação cristã. Aqui e por aqui, durante todo o tempo que durou o Euro, fosse no Rossio, Fórum ou em qualquer local, os jogos em que participou Portugal foram vividos com fervor, emoção e alma, que contagiou tudo e todos.

          Os nossos jogadores comportaram-se de forma exemplar, humildade e respeito por tudo e por todos, foi o lema. Entregaram-se de corpo e alma na conquista de uma causa justa, que nos andava a escapar desde sempre, e, vejamos como, perante os jogadores franceses, os nossos foram tratados, foi triste e preocupante ver Cristiano a ser comprimido, o que ele sofreu!, moral e fisicamente. Seguidamente tentaram algo semelhante com Ricardo Quaresma e com Nani, mas estes, já não se deixaram surpreender. Todos foram uns heróis, mas, Rui Patrício, merece um reconhecimento especial. Tal como os navegadores, que noutros tempos venceram os mares, descobriram e deram novos mundos ao mundo, a história fala deles, também estes, os seus feitos e os seus nomes, merecem destaque e página especial, na nossa história moderna. Sou mau, muito mau apreciador e pior ainda a transmitir, mas isto, é só, e apenas, para mostrar a mim mesmo que também tenho sentimentos, que sou português, e que também me emociono.
          O santo de hoje, é: "São Bento Abade, Confessor, nascido em Núrsia, Itália, ainda adolescente deixou sua nobre família e os estudos e se dirigiu para a solidão, a fim de viver no temor de Deus. Foi o fundador da ordem beneditina, a qual desempenhou um papel fundamental na Idade Média, evangelizando e civilizando os pagãos, preservando, nos tempos piores das invasões bárbaras, o que havia de melhor na cultura e na ciência, fundando inúmeras nações. O humilde monge estava na raiz  de uma obre civilizadora e evangelizadora colossal. O Papa Pio XII chamou-lhe, a justo título, Pai da Europa. Foi também chamado, Patriarca dos Monges do Ocidente".

          Oração a São Bento Abade:
          Que a Cruz sagrada seja minha Luz. Não seja o dragão meu guia. Retira-te Satanaz. Nunca me aconselheis coisas vãs. É mal o que tu me ofereces. Beba tu mesmo o teu veneno.
          São Bento, rogai por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário