sábado, 30 de julho de 2016

Etapa nº. 34, a caminho dos 80

       Hoje, segundo dia de véspera da festa na aldeia, festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, que acontece e se realiza sempre no último domingo de Julho, pode ter vésperas e oitavas, mas o dia da festa propriamente dito, dedicado a Nossa Senhora, é o último domingo de Julho.
 
        A festa é religiosa e todo o programe foi elaborado com esse espírito. A Missa solene é às 09,00 horas e a Procissão é às 17,00 horas. São estes os pontos altos e de maior significado. Também, e porque nem só de orações se alimenta o nosso estado de alma, para encontro de pessoas e amigos, houve ontem Procissão de Velas, há hoje uma arruada que envolve a comissão e músicos para cumprimentos e saudação aos habitantes, e à noite, a nossa Banda de Música, com os seus mais de 70 elementos, delicia-nos com um concerto no arraial.

        O culto a Nossa Senhora do Livramento, no nosso lugar, já o descrevi e consta em ficheiro, com a esperança de que, algum dia, possa editar em livro. Entretanto, e para satisfazer curiosidades, vou tentar, em pouco, dizer o suficiente: A Imagem de Nossa Senhora do Livramento, foi adquirida pelo nosso lugar ainda no tempo da monarquia, era tempo em que, já havia grande instabilidade política. Haviam guerras e perseguições, os povos de cá, e das redondezas, deslocavam-se a terras distantes para pedir graças e pagar promessas, em especial, a uma aldeia do concelho de Águeda, situada no sopé da serra do Caramulo, e o povo deste lugar, porque haviam cá muitos devotos, e também por razões de economia, resolveram equipar a nossa Igreja com essa Imagem, constituíram uma comissão para angariar o dinheiro e de entre eles, alguns foram ao Porto comprar a Imagem, um deles, foi um familiar (avô) do senhor António Dias, (Este, ultimo Regedor), e, quando chegaram, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento foi recebida com poupa e circunstância.

        Posteriormente, essa mesma comissão, foi reforçada pelos senhores José Maria Resende Bastos e pelo senhor Manuel Lopes, que com o aval do Pároco, formaram a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento e Imaculada Conceição, em 11 de Outubro do ano 1908, teve a sua primeira reunião e, nesse mesmo dia, aprovou os seus regulamentos e deu início à sua atividade. Mais tarde, no dia 13 de Outubro de 1943, Dom João Evangelista, confirmou a instituição e aprovou os seus Estatutos.

        Santo do dia de hoje é: São Pedro Crisólogo, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja.
        (+ Tebaida, Egito, séc. III) "Bispo de Ravena, faleceu por volta do ano 450. Foi chamado Crisólogo, ou seja, palavra de ouro, devido a sua eloquência e segurança de doutrina, Parece ter tido relacionamento muito intimo com o Papa São Leão Magno. Negou-se terminantemente a apoiar o herege Êutiques,que fora condenado no Concílio de Constantinopla e pedira apoio ao Bispo de Ravena. Conservam-se até hoje 176 sermões de São Pedro Crisólogo.

        Oração 
        Ó Deus que fizestes do Bispo São Crisólogo egrégio pregador do Vosso Verbo encarnado, concedei-nos por suas preces, meditar sempre os mistérios da salvação e anunciá-los em vossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.
  
       

Sem comentários:

Enviar um comentário