sexta-feira, 22 de julho de 2016

Etapa nº. 26, a caminho dos 80

          Na etapa de hoje vou ver se encontro pútegas, é verdade, do que me havia de lembrar, se calhar é do calor que se tem feito sentir, pois era no pino do verão que eu, e outros, as procurava-mos e colhia-mos. Era eu criança, os campos estavam ocupados com milho e outras culturas, as pastagens para os animais era só nos montes, levados com o gado ao monte-d`além, muitas vezes com uma cebola rachada, e uma côdea de broa, por ali andava-mos enquanto as moscas deixassem andar os animais sossegados, encaminhava-mos os animais para o alto da encosta, e já na vertente oposta, (para melhor identificar a atual localização), digo: na vertente a norte, dos agora afamados passadiços do Paiva, lá no ponto mais alto, havia umas plantas (mato) que lhe chamava-mos sargaço e que, no verão, surgiam junto à raiz uns, parasitas, (fungos) que davam uma flor bonita com pétalas amarelas, criava uma espécie de teta, onde acumula uma coalhada, que é comestível, e com essa coalhada que ingeria-mos, ia-mo-nos esquecendo da companheira (laríca) que persistia em não nos deixar. 

          Estas coisas naturais que surgem espontâneamente nos campos e montes, para quem pode, (como eu já pude) caminhar, deve dar grande prazer conhecer e investigar.
 
        Grupos que fazem o percurso dos passadiços do Paiva, se integrassem pessoa com conhecimento sobre ecologia, poderiam atravessar aqueles montes, que, (dizia meu avô) os Ingleses, quando andaram na pesquisa da existência de minério, disseram: que ali, os portugueses não sabem o que têm, atiram com o dinheiro às cabras. A exploração do minério acabou, mas esse monte, onde meu avô tinha um lote, o subsolo estava registado por uma companhia inglesa, e mais ninguém o podia explorar, nem mesmo que era dono do monte poderia abrir uma pedreira. E mais não digo, meus curiosos, vão ver, vão às pútegas, eu também já fui, como já disse, só por há pútegas no pino do verão.
 
          O Santo do dia de hoje, é: Santa Maria Madalena, Penitente.
 
          (+séc. I) "Arrependida sinceramente de suas faltas passadas, esteve ao lado de Nossa Senhora aos pés da Cruz, no alto do Calvário. Mereceu a graça de ser a primeira a reconhecer Nosso Senhor no Domingo de Aleluia e anunciou aos Apóstolos a Ressurreição. Segundo antiga tradição, foi morrer no sul da França, com seus irmãos São Lázaro e Santa Marta".
 
           Oração a Santa Maria Madalena, protetora das mães solteiras:
       
        Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: "Muito lhe foi perdoado porque muito amou...vai em paz, os teus pecados estão perdoados", alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar no ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até ao Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de alcançar e beijar os pés do divino Mestre. 
         Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome: Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor.
          Que assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário