domingo, 31 de julho de 2016

Etapa nº. 35, a caminho dos 80

      Ontem, pelas 15 horas, tendo sido chamado, fui à Igreja do nosso lugar a fim de lá me encontrar com o senhor Padre Paulo Cardoso Cruz, e também, com o senhor Bispo da Diocese de Aveiro, Dom António Manuel Moiteiro Ramos. O senhor Bispo veio ver pessoalmente o estado de degradação da nossa Igreja, veio ver o espaço que o lugar adquiriu e possui, destinado à implantação de uma nova Igreja e, aproveitando a oportunidade, fez perguntas várias e foi esclarecido das diligencias que se tem vindo a fazer, tais como: plantas de arquitetura, projetos de engenharia e outros estudos com vista à concretização daquilo que o povo, unânime, diz ser uma necessidade seriamente sentida, e que, vem sendo demonstrada há largas dezenas de anos.

      Declaro que eu, e colegas que me acompanham, ficamos sensibilizados, e agradecemos ao senhor Bispo a sua visita, e, estamos também satisfeitos com uma ideia que ele nos transmitiu. Disse que os interesses dele são os mesmos que os nossos, (da comissão e do povo do lugar), fez menção de que, independentemente de se construir, ou não construir uma Igreja nova, que a Igreja velha é para se reparar, podendo até, no futuro, se for caso disso, poder ser utilizado como casa mortuária.

      O desejo que vem sendo demonstrado pelo povo, no sentido de se construir uma Igreja nova no lugar de Quinta do Picado, lugar da freguesia de Aradas, já me envolve desde o início de década de 70, e é uma causa que eu, incluído num grupo de pessoas muito dedicadas e competentes, acompanho muito assiduamente desde Fevereiro de 1978. Já disse e escrevi noutro espaço, com descrição minuciosa de factos ocorridos e diligências tomadas. Tudo o que se entende por necessário, o lugar adquiriu e pôs à disposição, terrenos, ideias e sugestões e até estudo geotécnico e outros, bem como, um mealheiro para os alicerces. Mas há uma coisa que nós descuidamos, foram os interesses económicos adjacentes, que tendo surgido em grande escala, nos prejudicou. Também, ultimamente, o apoio da administração local não se tem feito sentir.

     Sendo hoje dia de festa no lugar, seria para mim mais agradável transmitir aqui algo do sentimento dos devotos a nossa Senhora do Livramento, mas isto que descrevo, também é de interesse registar.
  
      Santo do dia de hoje é: Santo Inácio de Loyola, Confessor
      (+Roma, 1556) "Nobre espanhol, converteu-se aos 30 anos de idade, depois de uma breve mas brilhante carreira nas armas, e fundou a Companhia de Jesus, Alma profundamente militar, quis dotar a Igreja de uma milícia nova, aguerrida e disciplinada, para a defesa da glória de Deus e a conquista das almas. No século em que o protestantismo arrebatou a verdadeira Religião um terço da Europa, Santo Inácio foi sem dúvida o lutador suscitado pela Providência para atender de modo pleno às necessidades da Igreja".
 
      Oração a Santo Inácio de Loyola:
    Ó glorioso Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, presente e actuante em todos os recantos da terra, nós louvamos a Deus pelas graças divinas que recebestes e fizestes frutificar para o bem da Igreja. Fazei que possamos entregar nossa vida a Cristo, como vós entregastes. Possamos viver na mortificação de nosso corpo e fazer verdadeira penitência dos pecados.
    Enfim, pedimo-vos humildemente a graça de viver o espírito de oração, de humildade, de confiança em Deus, procurando em tudo e em todas as coisas, a maior glória de Deus. Santo Inácio, rogai por nós. Amem.     

Sem comentários:

Enviar um comentário