domingo, 24 de julho de 2016

Etapa nº. 28, a caminho dos 80

        Recordando os ataques verbais  a colégios e a escolas privadas, que na falta de outros alvos, muitos políticos, é com isso que se vão entretendo, podendo até ser, que o que parece ser justos para uns, pode não o ser para os outros. Invocam factos que, por um lado, não estando eu por dentro das vantagens económicas estatais, e pelo outro, não estando por dentro do excesso de custos, não estou avalizado para dar quaquer opinião credível.

        Comparando tempos passados com tempos presentes, sempre houve colégios e escolas privadas e públicas, por isso, sempre houve exploradores do estado e dos particulares, tal como sempre houve pescadores a lançar as redes ou os anzóis, em zonas proibidas e, os bons peixes pescados, são belíssimos troféus, pelo que convido os amigos para uma reflexão.
 
        O Senhor Doutor Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nascido na extinta freguesia do Coração de Jesus, no dia 7 de Dezembro de 1924, segundo filho do antigo sacerdote, professor e pedagogo, que foi Ministro das Colónias na primeira república, João Lopes Soares. Mário Soares foi advogado e professor do ensino secundário particular, chegando a dirigir o Colégio Moderno, fundado pelo pai, e no qual lhe sucederam sua mulher, Maria de Jesus Barroso Soares e, posteriormente a sua filha mais nova, ai educadora de infância e psicóloga Isabel Barroso Soares. Interrogo-me: que crime comete quem trabalha e tem como atividade económica o ensino particular? se explora, se faz mau trabalho, se não presta contas, sim; há que pôr bem o que está mal. Mas, se a existência e excesso de oferta  no público, é motivada por falta de alunos, e não porque no privado o ensino seja melhor, pois há que corrigir, como? quando se justifique e seja possível, cancelando uns contratos por mútuo acordo e pôr fim a outros à medida que se vão vencendo..
 
        Ressalvando o que dizem se está errado, o senhor Doutor Mário Soares, em 1972, estando ainda em França, foi à loja maçónica parisiense pedir apoio para a luta política contra o Estado Novo e ingressou na maçonaria, optando depois por ficar adormecido. E o que fez ele como ministro dos Negócios Estrangeiros, de Maio de 1974 a Março de 1975? que foi ele o impulsionador e responsável por grande parte do processo da independência das colónias portuguesas! ontem fizeram-lhe rasgados elogios por ele ser homem de grandes lutas, é verdade! quem não lhe reconhece tais atributos? pois tendo ele Portugal como principal adversário, saiu sempre vencedor, derrotando Portugal por k ó.
 
        O santo do dia de hoje é: - Santa Cristina, a Admirável
        (+Bélgica, 1224) "Tinha pouco mais de 20 anos quando faleceu, mas ressuscitou durante a Missa de corpo presente. Segundo Tiago de Vitry, cronista sério que a conheceu pessoalmente, já estava morta havia muito tempo, mas conseguiu a graça de retomar o corpo, a fim de sofrer o seu Purgatório cá na terra. Sua vida, depois desse maravilhoso episódio, foi repleta de milagres e fenômenos misteriosos. Morreu pela segunda vez com mais 70 anos de idade, num convento no qual levou sempre vida exemplar".

        Oração a Santa Cristina, A Admirável;
        Sede para todos nós. ó Deus Altíssimo, exemplo de fidelidade e de espírito resoluto para que possamos imitar a vida de Santa Cristina, que sofreu e morreu professando a fé católica. Dai-nos por sua intercessão, a Graça que ousamos pedir. Por Cristo Senhor Nosso, Amem. Santa Cristina, rogai por nós. Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogai por nós.
 
          

Sem comentários:

Enviar um comentário