terça-feira, 19 de julho de 2016

Etapa nº. 23, a caminho dos 80

       A Santo Arsênio, Confessor, eu me confesso e declaro-me inculto para me referir a tão importante tema, mas deixei-me levar pelo impulso, desculpai-me.
          Vi no jornal "Correio da Manhã" que Ricardo Quaresma havia sido batizado no domingo, dia 17, na Igreja Paroquial de São Pedro, em Sintra, juntamente com os dois filhos, Ricardo de 3 anos, e Kauana, de apenas 7 meses. Dizia também o comunicado, que ele, o Ricardo Quaresma, no sábado dia 16, anunciou aos amigos nas redes sociais. "Amigos, amanhã é um dia muito importante para mim, eu e dois dos meus filhos, vamos receber o sacramento do batismo". Afinal, Quaresma não é só um grande futebolista e um campeão europeu, é um digníssimo pai, como prova a presença da sua filha mais velha, Ariana, fruto do primeira casamento. Parabéns Quaresma pelo teu testemunho de fé.

          No mundo religioso, o batismo é considerado uma parte importante da doutrina, Quando perguntamos a respeito disto, muitos se voltariam para as palavras de Paulo, em Efésios4:4-6 para mostrar sua importância. Ainda, neste apelo à unidade, Paulo afirma que só há uma unidade, e que só há um batismo. Consta que há grupos religiosos com diferentes tipos de batismo e ideias em relação a esse assunto. Alguns batizam crianças, alguns aspergem ou derramam água nas cabeças dos crentes; outros ensinam que o batismo é simplesmente um acto para se mostrar a qual igreja se pertence. Não foi esta a ideia que Paulo apresentou aos irmãos em Éfeso.  A verdade a respeito do Batismo pode encontrar-se no Novo Testamento, procurando encontrar o plano de Deus em relação ao batismo.

          Se nos perguntarmos se o batismo é exigido, encontraremos meio de obter a resposta em (Atos 2:47), que em resposta a esse ensinamento, aconselha; examine as seguintes passagens:
          Em Mateus 28:19, Cristo ordenou aos apóstolos: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
          Em Marcos 16:16, Cristo afirmou: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado".
          Em Atos 2:38, Pedro pregou que o batismo em nome de Jesus Cristo é para a remissão dos pecados. E, em 1 Pedro 3:21, Pedro novamente afirmou que o batismo é essencial para a salvação.
          
Santo do dia de hoje é:Santo Arsênio, Confessor:
          (+Egito, 445) "Romano de nobre família, foi anacoreta no deserto, ali vivendo quase 50 anos. Tanto amava o isolamento e temia os perigos do convívio com seculares que, certa vez, foi visitado em sua solidão por uma senhora romana de idade já madura, que desejava aconselhar-se com ele e pedir-lhe orações. - "Volte para sua terra e deixe-me em paz", gritou o santo do fundo da sua gruta. - "Prometa-me ao menos lembrar-se de mim em suas orações", suplicou a dama. - "Pelo contrário, prometo esquecê-la", respondeu o santo" . Consta mais em apontamentos dispersos, que Arsênio terá nascido em Roma, no ano de 354, não se sabe ao certo e em histórias da sua vida, uma delas diz que Arsênio recebeu do próprio papa Dâmaso a ordenação de diácono. e que o imperador Teodósio lhe confiou a educação de seus filhos; esse santo teria aceitado o convite, e ensinando aos meninos de nome Arcádio e Honório por mais de onze anos. A sua morte terá ocorrido entre 434 a 450, em um lugar de nome Troe, que fica perto de Mênfis.

Oração do dia: Santo Arsênio:
          Senhor, por intercessão de Santo Arsênio, peço-vos a graça da piedade filial. Quero abandonar-me em vossas mãos poderosas e confiar-vos minha família, meu trabalho, minhas dificuldades e projetos. Amem.

         

Sem comentários:

Enviar um comentário