quarta-feira, 20 de julho de 2016

Etapa nº. 24, a caminho dos 80
          
          Meu digníssimo companheiro da etapa Santo Elias, tu que foste exemplo de piedade, defensor da fé, mestre dos incultos,advogado dos pobres, e mais, e mais, ilumina os governantes e dá-lhes a inspiração de falarem verdade, a fim de minimizar o ódio e gerar esperança na mente de quem sofre, para não entrar em desespero. Os atentados que acontecem por aí, que podem ser por aqui, vitimando inocentes, em nexo e indiscriminadamente, que mais poderá ser a verdadeira causa de haver tantos suicidas, senão o desânimo, o reconhecer e pensar que a vida, tal como se apresenta, não tem sentido. Parece que estamos a viver tempos do antes de Cristo, são tantas as vítimas que sofrem martírios, que se fossem selecionadas e presentes para santificação, haveria milhares de santos, não para cada dia, não para cada hora, mas para cada segundo.
          Hoje, no exercício de funções para escolher os cânticos litúrgicos do próximo domingo, fui ao Lecionário buscar a aclamação ao Evangelho, e por curiosidade, passei o meu olhar pelas leituras e pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas, são temas que ouvimos nos momentos que lhe são destinados durante as celebrações, mas se os outros são como eu, ao sairmos da Igreja, do que ouvimos pouco vem, o bom ficou lá, fechou-se o livro, mas quando temos o teor e os factos à frente dos nossos olhos, a palavra de Deus entra-nos no coração, leva-nos a meditar e a compreender o seu significado. . Se eu me sentisse capaz e não tivesse receio da censura, faria agora o que o reverendo padre Júlio, prior que foi desta paróquia (São Pedro de Aradas), pessoa com quem trabalhei durante 32 anos, integrando conselhos económicos e pastorais, que ao início das reuniões, mandava que um dos elementos lesse uma das leituras ou o Evangelho do domingo que se seguia, e mandava também os outros, cada um na sua vez, comentar o que ouviu, teria eu agora e aqui a oportunidade para me exibir, mas eu, sempre fui temeroso e reservado, e porque ele me conhecia bem, algumas vezes poupava-me. Agora sou eu que me poupo, não me exponho, mas porque quero despertar a curiosidade, repito um bocadinho do texto, só para que quem ler, leia em voz alta, pelo menos as respostas de Jesus, vamos então:

          Estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-lhes um dos discípulos:
          Senhor, ensina-nos a orar, - disse-lhes Jesus: QUANDO ORARDES DIZEI: PAI,                  SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME; VENHA O VOSSO REINO, DAI-NOS EM CADA DIA O PÃO DA NOSSA SUBSISTÊNCIA, PERDOAI-NOS OS NOSSOS PECADOS, PORQUE TAMBÉM NÓS PERDOAMOS A TODO AQUELE QUE NOS OFENDE, E NÃO NOS DEIXEIS CAÍR EM TENTAÇÃO. Jesus disse ainda muito mais, consultem ou vão ouvir, todos nós somos igreja.

          O santo do dia de hoje é: Santo Elias, profeta de fogo. (+séc. IX A.C.) Segundo São Bernardo, Elias foi "modelo de justiça, espelho de santidade, exemplo de piedade, o propugnador da verdade, o defensor da fé, o doutor de Israel, o mestre dos incultos, o refúgio dos oprimidos, o advogado dos pobres, o braço das viúvas, o olho dos cegos, a língua dos mudos, o vingador dos crimes, o pavor dos maus, a glória dos bons, a vara dos poderosos, o martelo dos tiranos, o pai dos reis, o sal da terra, a luz do orbe, o Profeta do Altíssimo, o precursor de Cristo, o terror dos baalitas, o raio dos idólatras".

Oração ao Profeta Elias:
          Oh grande profeta Elias, deixaste que o fogo do Espírito Santo te enchesse de zelo pela verdadeira fé. No Monte Carmelo, motivado pela fidelidade à aliança, sentiste o suave sopro da voz divina. Carregado ao céu num turbilhão de fogo, lá de cima intercedes por nós. Em teu nome, lembramos hoje de todos os profetas que anunciaram e anunciam também hoje com fidelidade e obediência o querer de Deus para toda a humanidade. Amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário