sábado, 16 de julho de 2016

Etapa nº. 19, a caminho dos 80

       Esta etapa, tendo ocorrido ontem, dia 15, sexta-feira, por falta de equipamento, não pude, atempadamente torna-la publica, Do facto peço desculpas.  Mais esclareço que, sempre que na reportagem eu me referir a hoje, esse hoje, o dia 15, sexta-feira, e então, aí vai:

       A etapa de hoje, iniciada pela manhã sob a vigilância e protecção do santo do dia, São Boaventura, numa extensão de 100 Km, Aveiro - Nespereira, foi concluída com êxito. Tudo o que estava programado se fez e se cumpriu. Por afazeres e compromissos antecipadamente assumidos, quer por minha esposa, quer por minhas filhas, (Cândida e Cármen), até lá, não houve ninguém que me acompanha-se, cheguei isolado, mas lá, mesmo sobre a meta, estava uma boa assistência que me aplaudiu, as primeiras palmas foram do meu irmão Aníbal e do bom amigo, senhor Zeca Teixeira, foram incansáveis, ao ponto que, pelas 11 horas, já a vinha estava sulfatada e, foi possível e comodamente, às 12,30 horas, estarmos na Feira, no Álvaro, tranquilamente a almoçar.

          Cumprida a principal obrigação, que era de tratar preventivamente a vinha, verifiquei que as batatas estavam criadas e que, seria uma necessidade tirá-las da terra, recolhe-las em local apropriado, protegidas de insectos e roedores. Reconhecida a necessidade, e porque não é compensador pagar, e que, mesmo se pensasse pagar, não há quem faça, lá fiz mais um apelo à generosidade e ao esforço do meu irmão, que em mim, só tem quem um estorvo. 
 
          Satisfeito, vou ainda com São Boaventura delinear a etapa de amanhã, que será de regresso a casa (casa de Aveiro).
 
          O Santo do dia de hoje, (15 de Julho) é : São Boaventura, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
(+ Lyon, França 1274) "Conta-se que, quando chegaram os emissários do Papa Gregório X para entregar o chapéu a Frei Boaventura, superior geral da Ordem Franciscana e mestra respeitada em toda a Europa, o encontraram na cozinha do seu convento, despretensiosamente ocupado em lavar louça. Italiano de origem, São Boaventura ingressou aos 17 anos na Ordem Franciscana. Foi uma das mais poderosas inteligências de seu tempo e de toda a história da Igreja. Discípulo de Alexandre de Hales, era amigo e companheiro de lutas do dominicano São Tomás de Aquino. Tiveram ambos carreiras paralelas, juntos combateram os erros de doutores de Paris inimigos da Ordem mendicantes e faleceram ambos ainda relativamente jovens, no mesmo ano. São Boaventura teve, diferentemente de São Tomás, uma vida muito activa que não lhe permitiu dedicar todo o seu tempo ao estudo. Além de superior geral de sua Ordem, foi Bispo e Cardeal. É cognominado o Doutor Seráfico."

          Oração: É-lhe dedicada a Oração do Abandono, Beato Charles de Foucauld
 
        Meu Pai, Eu me abandono a Ti, Faz de mim o que quiseres. O que fizeres de mim, eu Te agradeço. Estou pronto para tudo. Desde que a Tua vontade se faça em mim e em tudo o que Tu criastes, Nada mais quero, meu Deus.
          Nas Tuas mãos entrego a minha vida. Eu Te a dou, meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque Te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me nas Tuas mãos sem medida, com uma confiança infinita, Porque Tu és... Meu Pai!
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário