segunda-feira, 4 de julho de 2016

Etapa nº. 8, a caminho dos 80
 
        Logo pela manhã, para a etapa de hoje, lembrei-me e solicitei a companhia da santa do dia, a Santa Isabel de Portugal, Viúva. Era filha do Rei Pedro III, de Aragão, e da rainha Beata Constança. Era sobrinha-neta de Santa Isabel da Hungria. Foi a neta preferida de Jaime I, o Conquistador, grande rei de Aragão. Casou aos 12 anos de idade , com D. Díniz, que foi rei de Portugal. É conhecida em Portugal como a Rainha Santa. Sofreu muito com as infidelidades e ciumes do marido, e teve papel decisivo na pacificação das frequentes contendas familiares. Exerceu também papel muito importante na pacificação de conflitos entre reinos cristãos, na intrincada politica peninsular da Idade Média. Viúva, passou a viver em pobreza voluntária, na fidelidade ao espírito da Ordem Terceira de São Francisco. Era inesgotável sua caridade. Morreu em Estremoz e teve seu corpo conduzido para Coimbra, onde a sepultaram no Convento de Santa Clara, cuja construção dirigira pessoalmente.

        Na etapa de hoje, na busca e escolha de cânticos, acessíveis, para a liturgia do próximo domingo, o XV domingo do tempo comum - ano C, passei um olhar pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas, que nos diz, entre muito, este pouco:
 
        "Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para o experimentar:
« Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: « Que está escrito na Lei? como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe Jesus: « Respondeste bem. Faz isso e viverás». Posto isto, esse doutor da lei, perguntou mais a Jesus: E quem é o meu próximo?»." 
 
        Jesus disse-lhe e deixou escrito aquilo... O importante de tudo, é que nós, com toda a liberdade e com fé (se a temos), devemos conhecer e praticar.
 
        Termino esta etapa com um agradecimento à Santa do dia, rezando-lhe a sua oração;
 
        Querida Santa Isabel, Rainha Santa, fiel discípula de Santa Clara e de São Francisco, ajuda-nos a viver a nossa vocação, acolhendo com amor o chamado de Deus para doarmos inteiramente a Ele. Tu que viveste tantas e tão fortes vicissitudes, mas lutaste para realizar a reconciliação e o perdão nos corações, mostra-nos o caminho da paz e da serenidade. Ajuda-nos a unir as responsabilidades com um empenho intenso da vida de oração, como tu, que soubeste verdadeiramente o que é o essenciual. Ensina-nos a buscar as realidades divinas com um coração pleno de ardor, no abandono da Fé e à esperança. Amem.
          
 
        
          

         

Sem comentários:

Enviar um comentário