terça-feira, 5 de julho de 2016

Etapa nº. 9, a caminho dos 80

          A etapa de hoje teve inicio logo pela manhã com o trato afável de alguns dos legumes, ajudando a minha esposa, que os cultiva no quintal. Comigo estava em espírito o santo do dia de hoje, que é: Santo António Maria Zacarias, que, nasceu em Cremona, e mesmo sendo rico, vestia-se com modéstia e escolheu a profissão de médico para ficar mais perto da gente humilde e servir o povo. Aos 26 anos foi para Milão e com a ajude de dois amigos, Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundou a congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo. Assim, abandonou a medicina e tornou-se sacerdote. Durante uma de suas numerosas missões de oração e pregação que efetuava em Itália, foi acometido pela epidemia que se alastrava na região. Como médico que era, sabia que a morte se aproximava, voltou para os braços da dedicada mãe Antonieta.
 
          A certa altura desta etapa, como disse, a ajudar a esposa a tratar da sua horta, a esposa que tem outros afazeres, afastou-se para se ir abastecer ao mini-mercado, fiquei só, mas espiritualmente, estava com boa companhia, até minha mãe veio visitar-me e trouxe-me recordações, recordações tais, que quando minha esposa regressou, eu não dei pela sua presença e ela surpreendendo-me, deu comigo a chorar. Claro que, perante esta cena, a minha esposa ficou aflita e perguntava: O que foi?, o que é que aconteceu?, algum telefonema?, aconteceu alguma coisa ao teu irmão?, foi à tua irmã?, foi à minha família?, diz-me o que foi, pedia. Mas a mim, não me paravam os soluços, eu não conseguia falar, até que consegui dizer: não foi nada, lembrei-me da minha mãe. Disse-me a esposa, não acredito!, da tua mãe?, eu disse-lhe sim, e não me digas nada, eu sei que é um disparate, e ela, a minha esposa, para me consolar, disse o que eu não quero nem gosto de ouvir. Meu Deus, porque é que eu sou assim?, um homem não deve chorar mas eu, nem sei o que sou.
 
       Óh mãe, eu sei que fostes a melhor mãe possível, sei que me separaram de ti quando eu tinha apenas 9 meses e que foste proibida de te aproximares de mim, de me dares carinho e de me fazeres afagos, apenas e só para facilitar o meu desquite. Eu imagino o teu sofrimento por não me poderes ter contigo, mas digo-te mãe, comigo está tudo bem e tu, onde estás, está em paz e dá colo aos meus irmãos, Manuel e António, e, beijinhos meus.
 
          Oração;
         Postado por acolhimento em Festa, Liturgia do Dia, Santos e marcado com Missa Solene de   Santo António Maria Zaccarias, foi recomendadoa:
           "Que a tua vida não seja uma vida estéril. - Sê útil. - Deixa rasto. - Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. - E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no teu coração." São Josemaria Escrivá
 
          

Sem comentários:

Enviar um comentário