terça-feira, 12 de julho de 2016

Etapa nº. 16, a caminho dos 80

          Os portugueses, ontem, hoje e sei lá até quando, não se cansam de manifestar a sua alegria, com os feitos dos seus heróis futebolistas, o que muito se justifica, pois que, foi um feito honroso e à muito desejado. A conquista do titulo de Campeão Europeu de Futebol supera todas as atenções. dando origem a que, em outras modalidade em que os Portugueses também tiveram êxito e conquistaram medalhas, sejam pouco referenciados. Nestes dias, a par com o Campeonato Europeu de Futebol, decorreu o Campeonato Europeu de Atletismo, que decorreu em Amesterdão, Holanda, onde a Selecção Portuguesa de Atletismo, na Taça da Europa venceu colectivamente. As manifestações de júbilo dos êxitos e conquista de medalhas, pelas atletas portuguesas no Europeu de Atletismo, são escassas. As medalhas conquistadas são:
 
três medalhas individuais (2 de ouro, 1 de prata, 2 de bronze) e uma medalha por equipas, (ouro), foi o resultado da Seleção Nacional, naquela prova.
 
          Na Meia-Maratona, Portugal brilhou com três medalhas e viu a bandeira nacional s8ubir bem alto. Sara Moreira sagrou-se Campeã e Jéssica Augusto terminou com o bronze. 
 
Na Taça da Europa, realizada conjuntamente, Portugal ganhou colectivamente, contando também com o 12º. segundo lugar de Dulce Félix, com 46º. de Maria Barros e com o 60º. de Vanessa Fernandes.
 
         No triplo salto, Portugal brilhou com duas atletas a grande nível, Patrícia Mamona sagrou-se campeã Europeia e, em prova esteve também Susana Costa, que terminou em 5º. lugar.
 
         No lançamento do Peso, esteve o Atleta português Tsanko Arnaudoy, que conquistou a medalha de bronze, trata-se de uma medalha histórica, uma vez que é a primeira medalha para Portugal, no Lançamento do Peso.
 
          Vi na TV e li em jornais a reportagem que foi feita aos atletas, e porque me associo à alegria contagiante desses atletas, faço aqui este registo e o torno público,  para mais tarde, com meus amigos, poder recordar. Sou um entusiasta e gosto do atletismo, tenho uma filha, a Cármen, que aos 16 anos, na modalidade de estafeta, 4 X 4, foi Recordista Nacional. 

O Santo do dia de hoje, é: São João Gualberto, "Pertencia a uma família  nobre e considerou um dever vingar-se do assassino de seu irmão. Depois de o ter longamente procurado, foi encontrá-lo numa Sexta-Feira Santa. João puxou a espada para matá-lo. Ao levantar a espada, o adversário, suplicou-lhe perdão de braços abertos e, João, tocado pela graça, perdoou o inimigo e se fez monge. Fundou em Vallombrosa um ramo novo da Ordem de São Bento e combateu, pelo exemplo e pela pregação, a decadência do Clero de sua época".

Oração de São João Gualberto - Deus nosso Pai, São João Gualberto, movido pela vossa graça, perdoou o assassino de seu irmão. E neste gesto de amor ele pôde experimentar a vossa presença libertadora. Senhor, tende piedade de nós, quando achamos que perdoar as ofensas significa fraqueza; quando, esquecidos da vossa palavra, queremos pagar o mal com o mal, multiplicando indefinidamente violência sobre violência; quando, esquecidos da nossa vocação à reconciliação, contribuímos para o agravamento do ódio, da violência, do individualismo, da discórdia. da vingança, das injustiças, das guerras, dos morticínios, das guerras religiosas e de toda a sorte de fanatismo, colonialismo e imperialismos. Tende piedade de nós, quando nos eximimos de nossas responsabilidades de sermos luz, sal e fermento para o mundo; quando nos servimos da religião para os nossos próprios interesses. Tende piedade de nós, Senhor, porque não sabemos nem pedimos, com súplicas e orações, a graça de perdoar e de ser perdoados. Amem.
         
   

Sem comentários:

Enviar um comentário