sábado, 23 de julho de 2016

Etapa nº. 27, a caminho dos 80

        Hoje, a minha concentração anda evasiva, sem razão aparente, sinto-me desmotivado e com a moral em baixo, parece que no que penso não tem sentido. Os meus olhos não querem ver; os ouvidos não querem ouvir; a menta não presta atenção; e porquê? a culpa só pode ser minha ou do tempo que tenho vindo a desperdiçar. Também pode ser por ser sábado e, porque no Velho Testamento, Deus ordenou aos israelitas que santificassem o sábado e não trabalhassem nesse dia, será que os cristãos de hoje também deveriam descansar e adorar no dia de sábado? se assim é, eu até não trabalho e, se alguma coisa faço, até é para desculpa dos meus pecados, porque me fazes pensar assim? meu Deus, perdoa-me.

        E agora, para quem se tiver distraído, ou como eu, não tenham ouvido, e ainda porque eu tinha previsto que na etapa de hoje eu iria estar concentrado na chegada a Portugal do bacalhau  500 milhões, fazendo de lá a respetiva reportagem sobre a minha etapa, mas com porque esse grande e famoso atleta bacalhau se antecipou, prejudicou os meus planos, e talvez por isso, eu tenha sido atacado evasivamente. Este famoso bacalhau, sem ter acusado esforço no seu nadar, chegou a Lisboa mais cedo do que o previsto, veio num veleiro norueguês, a liderar Tall Ships Race, partiu de Bergen há um mês, tinha chegada prevista para sábado (hoje) dia 23, e chegou já no dia 19, terça-feira, em primeiro lugar, grande atleta, (o veleiro, claro).
        Este número 500.000.000, resulta dos registos do Conselho Norueguês da Pesca, Norte, que reúne os exportadores de peixe daquele país, e cujo representante em Lisboa, Johny Thomassen, decidiu assinalar os 70 anos de exportação para Portugal. Esse exemplar foi capturado no Mar do Norte, tem mais de 3 quilos, esteve sujeito a três meses de cura, (seca e salga), e coitado, foi cair nas mãos do senhor Presidente da Republica, doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que não deixará de pedir ajuda a terceiros, para o devorar. Face a isto, que se justifica e fica bem, quantos milhões de bacalhaus terão os portugueses (marinheiros de Ilhavo) trazido do Mar da Noruega para Portugal, cujo processo de cura se processava nas secas das Gafanhas.
        O santo de hoje é: Santa Brígida da Suécia, viúva
        (+Roma, 1373) "Grande mística medieval, pertencia à Família Real sueca. Casou com o virtuoso príncipe Wulfon, com quem teve oito filhos. Após algum tempo de casados, de comum acordo os dois esposos se separaram. Wulfon tornou-se cisterciense e Santa Brígida foi, em companhia de sua filha Santa Catarina, para Roma, onde veio a falecer".
        A Santa Brígida, são lhe atribuídas e dedicadas várias orações, (grupos de 15 e de 7), optei por uma, à parte das outras todas, que é:
        Oração Final
        Ó doce Jesus, vulnerai o meu coração, afim de que lágrimas de arrependimento, de compunção e de amor, noite e dia me sirvam de alimento. Convertei-me inteiramente a vós. Que o meu coração vos sirva de perpétua habitação; Que a minha conduta vos seja agradável e que o fim da minha vida seja de tal modo edificante que eu possa ser admitido no Vosso Paraíso, onde, com os vossos santos, hei de vos louvar para sempre. Assim seja!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário