domingo, 11 de setembro de 2016

Etapa 77, Foi só um susto (a minha tia e + tudo está doente)

      Hoje, domingo, dia em que na nossa paróquia de Aradas se celebra a Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores, numa requintada Capela existente numa quinta, no lugar de Verdemilho,  que, nos meus tempos de mais jovem, se celebrava a 8 de Setembro, precisamente à distância de 9 meses, depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, em que a Igreja celebra a festividade do seu nascimento. Esta quinta e a referida Capela de Nossa Senhora das Dores, embora sendo privada, estava aberta ao público durante a semana das festividades, e também todos os domingos.Tinha um lindo jardim, bem cuidado, mesas e bancos, era e continua sendo propriedade da Família os Lebres, quando a conheci, era pertença do senhor Major Lebre, que não tendo filhos, voltou aos herdeiros aos filhos de uma sua sobrinha, filha do seu irmão Duarte.Lebres. O povo das redondezas, extravasando o distrito, ocorria em massa a esta romaria, que durava toda a noite do dia 7 e durante todo o dia 8. 

      Se não estou enganado, no ano de 1954, dois anos depois de eu estar em Aveiro, mandei dinheiro ao meu pai para ele comprar um concertina, ele compro-a e todo contente, com o seu brinquedo ao ombro e repleto de alegria, veio mostrar-ma, esteve cá uma semana, e por coincidência, calhou a ser na semana da festa da Senhora das Dores. O meu pais não era cá conhecido, mas alguém o descobriu, arrastaram-no, levaram o homem para lá, andaram com ele toda a noite, alegraram-se e fizeram festa, só eu, é que sem querer, tive que aguentar e andar por lá sempre atento e vigilante, pois queria que ele regressa-se a Nespereira, são e salvo, com o seu brinquedo de estimação.

      Para que me sirva para memorizar, registo que hoje, depois de ter cumprido o preceito dominical, fui a Nespereira, foi uma visita rápida e não programada mas deu para tratar do que era inadiável. Apesar do muito calor e tempo seco, os cachos vão amadurecendo.

      Regressado a casa, não resisti ao vicio do teclado e precisamente agora, que abri nova janela, vi no Feice que minha prima Lola está muito preocupada com a saúde da sua mãe, que como lhe disse ontem em comentário, aquela senhora sua mãe também é minha e explico: Ela, quando eu tinha 9 meses e ela 6 anos, tomou conta de mim, deu-me o leitinho das vacas dos pais dela, deu-me colo, deu-me a mão para eu dar os primeiros paços. É minha irmã porque, com ela aprendi a chamar pais aos meus avós, (pais dela), é minha tia, porque é irmã da minha mãe, é minha prima porque foi casada com o meu primo, (o Carpinteiro), filho de uma imã do meu pai.. E ainda, diz ela, e vai continuar a dizer: "olha o meu menino tão lindo!". Por isto tudo, ela para mim é tudo.

      Prima Lola; as tuas preocupações justificam-se, mas não desesperes, tem calma, não são as queixas que possas fazer que vão tratar a mãe, são as pessoas e os meios a que possam recorrer. Também se há informações de exames que nas máquinas se extraviaram, se são necessários e não estão ao alcance, terão pois que repetir os exames. Tem calma, fé e esperança. Deus há-de ajudar.

      O santo de hoje é:São João Gabriel-Perboyre, Mártir
      ( + China, 1840) "Nascido na França, de uma família modesta e piedosa, ingressou, juntamente com dois irmãos, na Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo. Duas irmãs suas entraram para a mesma família espiritual vicentina, como Irmãs de Caridade. Algum tempo depois de ordenado sacerdote, foi mandado como missionário para a China. Pedia sempre a Deus a graça de morrer mártir. Depois de quatro anos de pregação, foi preso pelas autoridades pagãs. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser crucificado".

      Oração:- Ó São Gabriel, guardião dos bons pensamentos, das palavras e das acções, venha em meu auxilio, pois, eu sinto-me agitado e indeciso. Ajudai-me a alcançar todos os meus desejos, seguindo sempre o caminho do bem. Cuide de mim e permita-me ser feliz, e que eu realize todos os meus sonhos. Assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário