domingo, 4 de setembro de 2016

Etapa nº. 70, - a intervenção no hospital

      Iniciei a etapa de hoje com um novo parágrafo, em continuação no términos do percurso de ontem, tendo como fonte, as recordações que me foram sendo contadas, porque no momento dos factos, eu estava dormindo.
      O Enfermeiro Oliveira, como disse, naquele dia, era ele que estava de serviço ao Banco, solicitou e obteve ajudas, depois de terminados os tratamentos de sua competência aos sinistrados, passaram a dedicar-se aos que tinham de ter intervenção cirúrgica.
  
      Excluídos os 2, que foram declarados e confirmados já mortos no local, fomos transportados para o hospital os 23 feridos, desses, 2 tiveram intervenção cirúrgica, foi  o juiz da festa, )António Branco Génio), com operação aos intestinos, e eu, uma limpeza geral.

      Aquela equipa de enfermagem, acompanhou e apoiou a equipa médica, que se formou para nos operar. Foram duas intervenções de risco e inesperadas, como nunca lhes tinha acontecido, no meu caso, uma desarticulação da anca e a reparação de danos nos órgãos sexuais.
      Segundo me diziam, os médicos estiveram comigo até cerca das 3 horas da manhã. Essa equipa foi constituída pelos seguintes médicos; Doutor Leitão, Doutor Aderito e Doutor Barros. 

      Diziam-me os enfermeiros, (o eu, que depois de ter retomado consciência pude testemunhar), que o doutor Adérito, naquela noite, não teve sossego, e que, logo pela manhã, lá estava ele junto de mim no hospital, para se inteirar da evolução.  

      O santo do dia de hoje é: Santa Rosália, Virgem
     ( + Palermo, séc. XII) "Segundo antiga tradição, nasceu de uma família nobre no sul de Itália e descendia remotamente do grande Imperados Carlos Magno. Tinha 14 anos e era belíssima quando Nossa Senhora lhe apareceu e recomendou que deixasse o mundo, pois sua alma nele corria perigo. Rosália, obedecendo à Virgem, fugiu ocultamente de casa,, sem avisar os pais. Dois Anjos, com figuras humanas, a acompanharam até uma gruta onde ela se ocultou, levando vida de oração e penitência. Alguns meses depois, os mesmos Anjos a advertiram de que convinha afastar-se ainda mais, porque seus pais a estavam procurando pela região. Novamente escoltada pelos mensageiros celestes, Santa Rosália foi para o alto do Monte Pelegrino, onde passou 16 anos. Faleceu com 30 anos de idade e é venerada como padroeira da cidade de Palermo".

      Oração: Gloriosa Santa Rosália, que te despojastes de todas as vaidades vãs deste mundo, para vos dedicar inteiramente a uma vida de penitência e oração, temendo desagradar a Deus,  com as ocasiões de pecado, que o mundo nos oferece, dai-me o espírito da piedade para que, nos momentos de solidão e provações, possa portar-me dignamente para merecer momentos felizes e eternos.
      Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário