quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Etapa nº. 67, 16 de Dezembro de 1962

      Hoje, para testemunho e memória futura, relembro o dia 16 de Dezembro de 1962, descrevo as minhas experiências desse dia e faço narração do que me foi contado: 
      A minha residência, à data de 16 de Dezembro de 1962 era numa casa antiga, situada na rua direita, deste lugar, sita a cerca de uns 50 metros da Igreja (Capela da Quinta do Picado). Eu, mais a esposa, logo pela manhã fomos à Missa,. Neste lugar, Quinta do Picado, no tempo, era capelão o reverendo Padre Joaquim Mendes Vaz Redondo, que no momento oportuno, antes da bênção, fez recomendações e avisos, entre eles, um  aos mordomos da festa, dizendo que, às 15 horas da tarde, em casa do Juiz, António Branco Génio, (Antonio d`avó) , havia reunião para apreciação e aprovação das contas da festa e, recomendou para que ninguém faltasse. A minha moradia, (arrendada), tinha anexa uma terra de cultura bastante grande e com vinha de bordadura, e eu, porque trabalhava por conta de outrem, só tinha disponível o domingo para para as minhas coisas particulares. Estava uma linda tarde de sol, eu andava a podar, quando a esposa, pelas 14,30 horas, me foi lembrar a reunião, logo interrompi e fui para a reunião. No Carregueiro, em casa do juiz, que tinha loja de mercearia e copos, tinha também um pátio (quinteiro) anexo, era ai a reunião e teve início pelas 15,30 horas, o juiz, mais o secretário e o tesoureiro, acabados de chegar de terem ido pagar à Banda que actuou na festa, estavão alegres e muito bem satisfeitos, e foi manifestando-se muito contentes, que, verbalmente, passaram a fazer a demonstração das contas, segundo eles, tudo estava tão bom e tão barato, que só era pena e muito mal empregada, a quantia de 1.500$00, entregue ao Senhor Vigário (o prior da nossa paróquia São Pedro de Aradas, que fez requerimentos e tratou de todas as licenças eclesiásticas) que sobrava um bom saldo para a festa do verão, e que, se não houvesse esse custo, o salto poderia ser bem melhor. Foi uma infelicidade aquela blasfémia. Se ali estava algum anjo para nos proteger, naquele momento o bem foi vencido pelo mal, e o diabo não perdeu tempo. O juiz, como era de tradição, começou a distribuir um foguete a cada mordomo e, um dos mordomos, com o cigarro, atiçou o seu foguete, que fez rufo e incendiou todos os foguetes que o juiz tinha abraçados, com as bombas pousados no piso em cimento, de onde ia tirando um a um, e foi nesse momento que se deu o Pumumumumum.  ( eu volto para continuar).

      Santo do dia de hoje é: Santa Beatriz da Silva e Menezes, Virgem
      (+Toledo, 1490) "Pertencia à mais alta nobreza de Portugal, sendo aparentada com a própria família Real. Ainda jovem, acompanhou como dama de honra sua prima D. Isabel, Infanta portuguesa que partiu para Castela a fim de se casar com o rei daquela nação. Na corte castelhana, a beleza deslumbrante de Beatriz logo atraiu para ela todas as atenções, e a nova rainha enciumada, concebeu o propósito de matá-la. Para isso prendeu-a numa área sem ventilação. Dias depois, abriu a arca esperando encontrar um cadáver, mas achou Santa Beatriz viva e em perfeita saúde. A Santíssima Virgem lhe apareceu durante a prisão e lhe fizera companhia, preservando miraculosamente sua vida e incumbindo-a de fundar uma Ordem religiosa destinada a cultuar a Imaculada Conceição. Beatriz retirou-se para um convento dominicano, em Toledo, e ali viveu mais de 30 anos, não como religiosa, mas como pensionista, à espera da hora em que pudesse realizar a fundação. Já idosa, recebeu certo dia a visita da rainha Isabel, a Católica, filha daquela que tentara matá-la. Auxiliada por Isabel, fundou a Ordem das Concecionistas. Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adotado o costume de conservar sempre o rosto velado, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado. No leito de morte, quando lhe foi ministrada a Santa Unção, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como lhe era agradável a ilibada pureza de Santa Beatriz".

      Oração: - Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer no Virgem Santa Beatriz o altíssimo dom da contemplação e a adornaste com a singular devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, busquemos na terra a verdadeira sabedoria, para merecermos contemplar no Céu a glória do vosso rosto. Por Nosso Senhor . Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário