sábado, 24 de setembro de 2016

Etapa nº. 90, o Zé voltou para a sua mãe

      E assim foi, no dia seguinte, terça-feira, o Zé, apresentou-se em casa  do patrão que o esperava com o patrão tomopu o pequeno almoço e de seguida, na companhia um do outro, Zé e patrão, foram continuar o trabalho do dia anterior. Esse trabalho, que se previa durar umas duas semanas, que era remunerado e com refeições, excepto ao domingo, enquanto durasse, o Zé teria os seus problemas minimizados. E entretanto, alguma coisa extraordinária poderia acontecer.

      A Noite de terça para quarta-feira, o Zé passou-a de igual modo como a noite anterior, o avô do Zé estava como de prevenção, à espera que o Zé entrasse a porta do quinteiro para lhe dar a chave, e assim aconteceu, o Zé, passou mais uma noite com a mesma normalidade. O dia de quarta-feira também lhe tinha corrido bem, mas, ao anoitecer, no regresso do trabalho, agora sem o patrão, que tinha regressado a casa mais sedo, o Zé, no seu regresso, tinha que passar em chão-de-bouças,  junto à casa aonde moravam os seus pais, e ali, no caminho, estava a ti Maria da Graça, a mãe do Zé à sua espera.

      E ali, em chão-de-bouças. naquele caminho, entre a casa,( que agora será do dr. Pereira), e o caminho, deu-se o encontro, mãe e filho abraçaram-se, terá sido o primeiro abraço livre, saudoso e de amor sincero que a mãe deu ao filho, naquele comovente encontro, a ti Maria demorou alguns segundos para recuperar, mas quando teve forças, disse ao Zé,  olha meu filho, o Pai Luís veio cá, veio dizer-me o que aconteceu e pediu-me para eu te esperar, e te pedir que viesses algum tempo cá para casa, contou-me tudo o que se passou e que se tu vieres para cá, será o melhor para todos.

      Assim foi, (parece obra da Santíssima Trindade - só que aqui, é: o pai, a  filha e o neto), o Zé, nessa noite de quarta para quinta-feira, já dormiu em casa da ti Maria, tinha-se agora encontrado com a sua verdadeira família, tinha-se reencontrado com o pai, com a mãe, com a irmã Augusta e com o irmão Aníbal. (era como o filho pródigo de regresso a casa).

      Nestes apontamentos, o Zé, que não quer apagar da sua memória a bondade da sua avó, uma, (para ele), mãe duas vezes, uma grande mulher, reconhece ter sido para o seu avô, uma boa esposa, uma boa mãe, até também para ele, e como avó,  a melhor avó do mundo. Quer o Zé, nestes apontamentos testemunhar o apreço por quem o criou, por quem o educou, por quem, com seu exemplo lhe mostrou que o melhor caminho para todos serem felizes, é não se fazer a outros o que não queremos que façam a nós. 
 
      O santo do dia de hoje é: São Vicente Maria Strambi, Bispo e Confessor
      ( + Roma, 1824) "Em 1768, jovem sacerdote, ingressou na Congregação Passionista, que acabava de ser fundada. Foi discípulo perfeito do biógrafo de seu fundador, São Paulo da Cruz. Dedicou-se com grande sucesso às pregações populares, até que foi feito bispo de Macerata e Tolentino. Recusou prestar juramento de fidelidade a Napoleão Bonaparte, que invadira e usurpara os Estados Pontificios e, em consequência, foi desterrado durante 7 anos. Já idoso, renunciou ao bispado e passou os ultimos tempos de vida em Roma, como conselheiro e director espiritual do Papa Leão XII. Ofereceu sua vida a Deus para que esse Papa, gravemente enfermo, não morresse, e foi atendido: São Vicente Maria morreu e o Papa recuperou a saúde".

      Oração: - Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e segue-me". Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
      Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.
      Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM.
                                                                           Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário