Desta vez quase que eram umas férias para mim, na verdade não foram férias, mas foram dois dias de fim de semana em Nespereira e, soube-me tão bem, que até pensei que não iria ter tempo para a reportagem, mas felizmente, cá estou para relatar um pouco, são duas etapas numa só
      A etapa nº. 83 teve início logo pela manhã do dia 17, com a minha esposa por companhia, saí o portão da minha casa às 07 horas da manhã, passei por Ílhavo, onde naquela meta volante recebi como prémio a presença da minha cunhada Lisa Maria, que nos acompanhou e, a chegada a Nespereira aconteceu pelas 09,30 horas.
      Em Nespereira, enquanto a esposa se ocupou na cozinha da confecção do almoço, eu reuni os baldes, os poceiros e outras alfaias, e entretanto, a minha filha Cândida, estando previamente assim combinado, chegou de Amarante, juntou-se a mim, e os dois fizemos limpeza e afinação a todas as ferramentas e utensílios. Com a lavagem e limpeza do lagar, que previa-mos ter que fazer, fomos surpreendidos, porque meu irmão Aníbal, já tinha executado e concluído essa tarefa.
      A tarde foi ocupada com outros afazeres e outras obrigações, tais como apanhar alguma fruta, fazer a cura às oliveiras e algumas nicas de pouca insignificância.
      A Etapa de hoje, dia 18, etapa 84, muito pouco há a reportar, de manhã fomos todos à Missa a Santa Marinha, o padre não conseguiu cansar-nos, sinal que para uma próxima lá voltaremos, o dia estava magnífico. O almoço foi de convívio, muito saboroso e dispôs tão bem, que chegado a casa, em Quinta do Picado - Aveiro, pelas 19 horas, enquanto a esposa prepara o jantar, cá estou a penitenciar-me perante aqueles que gostaria gozassem também com a minha boa disposição.
      O Santo do dia 17 é. São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
     (( + Roma, 1621) "Nascido em Toscana, passou alguns anos em Louvain, na Bélgica, inicialmente como aluno e depois como professor, e desempenhou cargos de importância na Companhia de Jesus, na qual ingressou aos 18 anos de idade.Brilhante intelectual, refutou perfeitamente os erros do protestantismo nas suas controvérsias, redigiu um catecismo popular que teve muita divulgação durante séculos e destacou-se como exegeta com magníficos eruditos comentários aos Salmos. Refutou ainda os erros de Jaime I, rei da Inglaterra. Foi director espiritual de São Luís Gonzaga, assistindo-o nos seus últimos momentos. Nomeado Cardeal e Bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais, sendo modelo de prelado e pastor de almas. Foi conselheiro de vários Papas, aos quais, com coragem e evangélica franqueza, não hesitava em censurar respeitosamente, quando julgava necessário - e esteve ele próprio muito próximo de ser eleito Papa".
      O Santo do dia 18, é: São José de Cupertino, Confessor
      ( + Itália, 1663) "Teve uma das vidas mais maravilhosas e surpreendentes que se encontram no calendário litúrgico. Filho de camponeses do sul de Itália, sabia-se tão pouco dotado intelectualmente que a si mesmo dava, como humildade, o nome de Frei Asno, mas pela santidade, e pelos dons sobrenaturais que recebia, compensou largamente a pouca inteligência. Diversas vezes tentou ingressar na vida religiosa sem o conseguir. por notória incapacidade. Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano. Quando se preparava para o sacerdócio, era ajudado sobrenaturalmente em todas as provas e exames. Certa vez, somente conseguira estudar e assimilar uma frase da Escritura, Bem aventuradas as entranhas que te trouxeram. Por milagre, no exame lhe pediram que explicasse exactamente essa frase, e ele se saiu maravilhosamente. É por isso considerado o patrono dos estudantes em apuros. Ordenado sacerdote, vivia arrebatado em êxtases e era objeto de fenômenos místicos extraordinários. Era comum ser visto em levitação, erguido do solo a alturas elevadas. Praticava milagres espantosos, curando doentes de todos os gêneros. Embora pouco inteligente, era iluminado p+elo Divino Espírito Santo e dava conselhos acertadissimos, sendo procurado, por isso, por pessoas altamente colocadas, que desejavam consultá-lo. Até o Papa quis conhece-lo, e aconteceu que, durante a audiência com o pontífice, o humilde franciscano entroiu em êxtase e deixou o Papa admirado. Em suma, aquele que quase não fora admitido no convento, atingiu um santidade tão consumada e maravilhosa que se transformou numa das glórias da Ordem franciscana".
      Oração a São Roberto Belarmino: - Ó Deus nosso Pai, a exemplo de São Roberto Belarmino, fazei-nos amar a vossa palavra. Em nossas dificuldades, nos momentos desesperançosos de nossa vida, saibamos em vós buscar alento, força, inspiração e luz para nossos passos. Amem.
      Oração a São José Cuprtino- Ó Deus, que por disposição admirável de vossa sabedoria, quisestes atrair todas as coisas do Vosso Filho exaltado na terra, fazei que, no vossa bondade, livres dos desejos terrenos, pela intercessão e exemplo de São José Cupertino, possamos conformar-nos em tudo ao Vosso Filho, que convosco vive e reina, em unidade do Espírito Santo. Amem.
 
Sem comentários:
Enviar um comentário