sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Etapa nº. 75 - Barbosa de Melo foi para outro parlamento

      É verdade, eu ontem disse que Portugal está de luto, disse, porque Portugal está com a maior parte de si, coberto por um manto escuro, mas àquela hora, também já estava de luto por outra razão, e que eu ainda não sabia, era pela morte do professor António Barbosa de Melo, Este senhor foi um homem que, jogando no mesmo clube com Sá Carneiro, inspirava confiança, seriedade e honradez, o que agora se procura.
      Após o 25 de Abril, personalidades que até ai estavam, não amordaçadas, mas silenciosas, passaram a ter as suas oportunidades e surgiram dispostas a dar o seu contributo para um Portugal melhor e mais justo, entre os quais, este Senhor, sem necessidade e sem precisar da política para ter emprego, apareceu voluntário, juntou-se aos amigos e, esteve entre os fundadores do então Partido Popular Democrático, juntamente com aqueles que alguém despachou e com Francisco Pinto Balsemão, que agora fica só.
      Barbosa de Melo integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte, em 1974, na qual foi deputado entre 1975 e 1976. De seguida, foi eleito para a Assembleia da República, onde permaneceu até 1977; eleito de novo, em 1981, 1985, 1987, 1991 e 1995. Em 1991 foi eleito o 9.º presidente da Assembleia da Republica, funções que exerceu até 1995.
Lembro-me que, neste período em que ele era o presidente da Assembleia da República, eu tive que ir ao Paço Episcopal tratar de assuntos da Igreja e, quando, ainda distante, me dirigia para lá, o Monsenhor confundiu-me com ele. Quando me aproximei, o Monsenhor disse-me: "vi-te sair do carro e sabes que me enganastes? parecias-me o Barbosa de Melo, e pensei; o que virá cá fazer este senhor?".

      A Associação dos Amigos do Museu Municipal de Penafiel homenageou o professor Barbosa de Melo, atribuindo-lhe o "Prémio Valor e Mérito", tendo o presidente da Direcção, (José Coelho Ferreira) realçado que, o professor António Barbosa de Melo é uma figura pública nacional de grande relevo, que muito prestigia aquele concelho. Foi um dos fundadores daquela Associação, é o sócio nº. 1, e desde sempre, presidente da Assembleia-Geral.

      O Professor António Barbosa de Melo, destacou ao agradecer aquela distinção, dizendo: "Agradeço a todos por esta distinção que me deixa um sentimento de muita honra e alegria. Fazendo uma análise ao meu percurso, não me arrependo de nada, acho que fiz aquilo que deveria ter feito para o meu País e para a minha terra, segundo os meus ideais. Nunca fui servo de ninguém, muito menos escravo. Fui sempre um pensante que procura abrir caminho e ajudar os outros a percorrer o caminho deles. Todos nós temos uma maneira de ser e que é única e original! A todos vós o meu sentido obrigado e quero, aqui, afirmar que muito prezo a vossa amizade". Adeus professor.

      O santo do dia de hoje é: São Pedro Claver, Confessor
      ( + Cartagena, 1654) "Natural da Catalunha, ingressou aos 22 anos na Companhia de Jesus e fez uma parte de seus estudos em Palma de Maiorca, onde recebeu a ótima influência de Santo Afonso Rodrigues. Partiu como missionário para a América espanhola, sendo ordenado sacerdote em Bogotá. Penalizado com a triste situação de abandono em que se encontravam os pretos trazidos da África como escravos, decidiu consagrar sua vida ao apostolado com eles, chegando mesmo a se obrigar por voto a seraethiopum semperservus (sempre escravos dos negros). Cumpriu heroicamente esse voto, por mais de 40 anos".

      Oração: - São Pedro Claver, peço a sua intercessão junto de Jesus e a sua mãe Virgem Maria, para que consigamos vencer os preconceitos que existem nesta terra que tanto atormentam pobres almas viventes, que o poder de Jesus que sempre reinou em seu coração, reine em meu coração e eu possa lutar contra tanta desigualdade e desamor. São Pedro Claver, auxilia a mim e a todos os homens de bom coração nesta empreitada, para que todos possam encontrar o verdadeiro amor de Cristo.
                                                           Que assim seja.
      

     

Sem comentários:

Enviar um comentário