segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Etapa nº. 78, Aristides Sousa Mendes não será santo?

      Será que o Português Aristides de Sousa Mendes não será santo? não teria ele ramificações com os Mendes de Nespereira, mais propriamente com os Mendes de Fundo de Vila?, se calhar não! sou apenas eu a delirar. Um dia, não sei quando, li comentários históricos da II grande guerra e fiquei orgulhoso com os feitos deste heróico português, se os seus feitos não são suficientes para que os homens o considerem santo, serão o máximo para que Deus o tenha recebido no Céu com todas as honras.
 
      Sabemos agora que, Andrée Lotey, uma senhora canadiana, filha de um sobrevivente judeu, só nesta década, é que ela descobriu que o seu Pai tinha sido salvo por Aristides de Sousa Mendes e, embora estranhando o porquê de seus pais terem uma certa fascinação por Portugal e pelo povo português, agora compreende.

      Esta senhora canadiana, grata ao nosso português, repito, Aristides de Sousa Mendes pretendo inspirar o mundo com a história do antigo Cônsul de Portugal em Bordéus, e diz: "Ele (Aristides de Sousa Mendes) foi um homem tão heroico, que sacrificou tudo para fazer o que estava certo. Numa altura como esta, quando há conflitos como o da Síria e dos refugiados, as pessoas precisam de histórias como estas para se inspirarem" e explicando, conta mais que: "Após o falecimento da minha mãe tive que vender a casa. Um dia, estava lá com a minha filha, e ela pediu-me para ir à cave ver se não encontrava as minhas bonecas de infância. Nessa procura, deparei-me com diversas pastas, e uma mala verde chamou-me atenção" contou: ao abrir essa mala, encontrou diversos documentos, (testamentos, passaportes, fotografias, faturas), que pertenciam ao pai, datados de 1917 e 1930. Após essa descoberta, a canadiana descobriu que o nome do seu pai, conhecido no Canadá como Jacques Lotey, afinal era Jacob Guttenberg, um noma tradicionalmente judaico, e que tinha vivido em Portugal. Descobri bilhetes-postais com letras portuguesas, entre 1940 1 1941. Duas cartas dirigidas para a Figueira da Foz e uma para Lisboa. Era da irmã do meu pai e do marido, que estavam presos no `Gueto de Lodz`", 

      O facto de o seu pai ter ter estado em 1937 a residir em Paris, França, e depois ter ido para Portugal, entre 1940 e 1941, com uma anterior esposa e filha, levou Andrée Lotey a fazer uma profunda pesquisa, e diz ela: "Todas as informações levaram-me a Aristides de Sousa Mendes, de quem nunca tinha ouvido falar, investiguei que foi Cônsul de Bordéus em 1940 e que salvou 30 mil pessoas. Num dos documentos da pasta verde estava uma assinatura, `S. Mendes`. A partir daí, meti-me em contacto com algumas pessoas da Comissão de Aristides de Sousa Mendes em França, que me confirmaram que o meu pai foi salvo pelo Cônsul", salientou. A canadiana considera o Cônsul de Bordéus um "herói nacional humilde", que sacrificou a sua família por uma questão humana.

      E atenção; O Fundo Nacional Judaico de Montreal e a Associação Portuguesa do Canadá em Montreal vão homenagear o antigo Cônsul no dia 14 de Setembro no Victoria Hall, em Montreal. Além da apresentação do documento `A Mala Verde` à comunidade portuguesa, o neto de Aristides, Louis Philippe, nascido e criado em Montreal, vai apresentar um documentário sobre a restauração da residência de Aristides de Sousa Mendes.

      O Santo do dia de hoje é: São Guido, Confessor
      ( + Brabante, Bélgica, 1012) "Nascido numa família de camponeses, distribuiu seus poucos bens aos pobres e se consagrou inteiramente ao serviço de Deus. Peregrinou durante seta e anos, visitando os principais santuários da Europa, Roma e a Terra Santa. Depois retornou à sua região de origem e se santificou no humildo ofício de sacristão de uma Igreja. Depois de morto, milagres e prodígios ocorreram em sua sepultura, e somente então foi glorificado aquele que, durante toda a vida, permanecera oculto e apagado.
 
      Oração: -  Óh Deus! Que nos alegra do dia do bem aventurado Confessor São Guido, e que nos concede o seu nascimento para o Céu. Imitemos suas atitudes  e acções louvaveis.
      Por Jesus Cristo Nosso Senhor . Amém!.

Sem comentários:

Enviar um comentário