terça-feira, 13 de setembro de 2016

Etapa 79, Nação Valente - homenagem aos Bombeiros

      Ontem, já perto da meia noite, pelo que me pareceu entender, a RTP 1 estava a transmitir um programa de homenagem aos bombeiros portugueses.
      Por norma, eu durante o dia não vejo televisão, mas à noite, depois de jantar, vou estender-me no sofá, em frente à TV. Se o que está a ser transmitido me desperta curiosidade, vejo com entusiasmo. Se não desperta, vou dormitando muito satisfeito da vida, como se estivesse a saborear as lindas cantigas de embalar. Foi o que aconteceu, quando despertei era quase meia-noite, e apercebi-me que tinha acabado de perder um magnifico programa. Apercebi-me também que a festa, tinha para além de prestar homenagem aos bombeiros, uma angariação de fundos, e decorreu ao longo de todo o dia desta segunda-feira, tendo sido transmitida em directo, a partir do Porto entre as 10,00 e as 13,00 horas, a partir de Lisboa entre as 14,20 e as 18 horas, e a partir do Centro Cultural de Belém, (CCB), entre as 22,00 e as 24,00 horas (meia-noite).

      O objectivo, diziam, é uma mobilização verdadeiramente nacional para angariação de fundos para a Liga dos Bombeiros Portugueses e, como eu não sabia deste especial programa, só quando despertei, às horas que habitualmente me vou deitar, é que dei conta que tinha acabado de perder um excelente programa. Pude ainda ver as partes finais e apercebi-me que foi um programa muito bem organizado, repleto de bons artistas, de bons músicos portugueses, que mobilizou todas as equipas da RTP e teve boa representação da sociedade civil. 

      Quanto a mim, este foi um espectáculo lindo, belo, muito oportuno e uma homenagem muitíssimo merecida pelos bombeiros portugueses, e, ainda pelo que vi, culminou com depoimentos de pessoas que foram afectadas, com outras individualidades ligadas ao combate aos fogos e um resultado muito especial, só a RTP, durante a transmissão, em telefonemas, angariou fundos que atingiu o montante de 300 mil euros. Estavam felicíssimos. 

      A mim, só a mim, uma coisa me custa aceitar, é de que, os turras incendiários se estejam a sentir felizes e ainda compensados assistindo à festa. Esses, à medida que fossem sendo apanhados, as autoridades deveriam leva-los aos locais do crime e, no rescaldo, quando os fogos extintos, e enquanto os tôcos e as raízes lançam labaredas de lume a furar a terra, empurra-los descalços para cima da terra queimada, não os deixar fugir de lá, daquele inferno que eles próprios provocaram, enquanto não gritassem e dissessem bem alto que estavam arrependidos. Perdão, pedir perdão aos meus amigos pelas asneiras que digo, é o que me resta. Perdoai-me.
      O santo do dia de hoje é: São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor da Ijreja
      ( +Ponto, Ásia Menor, 407) "Passou alguns anos como eremita solitário no deserto e depois foi sacerdote em Antioquia. Nomeado bispo e patriarca de Constantinopla, esforçou-se para moralizar o Clero, no qual havia desvios e escândalos, e chegou a depor bispos indignos. Denunciou, também, corajosamente, abusos de autoridades civis. Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas, tanto na ordem espiritual quanto temporal. Foi em consequência, duas vezes desterrado e morreu no exílio. Era amigo intimo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno. Sua eloquência extraordinária lhe valeu o titulo de Crisóstomo, que em grego significa Boca de Ouro e a designação, pelo Papa São Pio X, como o patrono da eloquência sagrada. É considerado um dos quatro grandes doutores da Igreja Oriental e deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos".

      Oração:- Creio, Senhor, e confesso, que em verdade Tu és Cristo, Filho de Deus vivo e que viestes ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio e precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou acções, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para cura do corpo e da alma.   Amém.

    

Sem comentários:

Enviar um comentário