segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Etapa nº. 71, a Nespereira, ida e volta

      Pela referência atribuída à etapa de hoje, logo dou a entender, que hoje fui a Nespereira; Sim, é verdade, hoje fui a Nespereira, já não ia lá, está a fazer 5 semanas, já tinha saudades. Felizmente, este ano, aquela linda e querida terra, tem sido poupada ao flagelo dos incêndios, que não venha agora o diabo tentar alguém para fazer o que não deve.

      Este ano, Nespereira é uma terra escaldante, parece que tudo o que noutros tempos era verde, viçoso e doce, agora, os campos estão sem cor, as árvores depenadas, as uvas, poucas e murchas, parece que nem vão amadurecer. Nespereira está triste. Nos bancos da feira, 2 ou 3 reformados. gente nova... por onde é que anda? Hó Nespereira; a tua rentabilidade estava na agricultura, e na fruticultura, agora, quem é que pode sequer pensar que, trabalhando a terra, granjeia o seu sustento?  Não, assim não dá, não há futuro. Mas, transformar tudo em floresta, para quê? com tanta malvadez e tantos criminosos, nem os tristes coelhos bravos podem sobreviver.
      Como disse, acabei de chegar de Nespereira, Já é noite, vim à máquina para não deixar passar o dia em branco e embora a etapa tenha sido extensa, não teve historial de relevo, pelo que não alongo mais a reportagem.

      O santo do dia de hoje é: São Bertino, Confessor
      ( +França 700) "Natural de Konstanz, na Alemanha, recebeu formação monástica no célebre Mosteiro de Luxeuil, que seguia a austera regra de São Columbano. Fundou, auxiliado por Santo Omer, São Momelino e outros companheiros, o Mosteiro de São Pedro, na Ilha Sithiu, no Artois, e governou-o durante cerca de 60 anos, até que morreu com mais de 100 anos de idade.
      
      Esse Mosteiro, que depois passou a se chamar de São Bertino, teve nada menos que 22 monges elevados pela Igreja às honras dos altares. Foi em torno dele que se construiu a cidade de Saint-Omer".

      Oração:Não conheço e de momento, não encontrei nenhuma em especial que nos seja recomendada. a nossa melhor oração será rezarmos com toda a liberdade, alma e coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário