quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Etapa nº. 74 - já não há luz no tunel

      Ponderando hoje sobre o trilho que ontem pisei, que até pode ter sido por acidente, mas porque não me sinto dorido, volto ao tema. Pensando no passado, no presente e na perspectivação do futuro que me preocupa, não me sinto bem ficando inerte, por isso, reparo e presto atenção ao ambiente que nos rodeia e envolve. A democracia de que nos falam, essa senhora, que espero me proteja, é no nome e nos afins, o melhor que temos. Que Deus nos a preserve.

      Com o passos, a cada passo dado, já alguém dizia que a luz ao fundo do túnel já tinha aparecido, e que vinha sendo transportada com imensas dificuldades, e com um esforço tremendo. Aquela luz, que (diziam) se aproximava, trazendo esperança, transportada por arrasto em lanços curtos e pausados, era prova de muito sacrifício, do encolher do estômago, do ir à arrecadação buscar o usado, e do apertar do cinto, mas já muitos se atreviam a dizer que a luz que viam, era cada vez mais brilhante, como sendo uma estrela.
     Mas, a certo momento, alguém esperto e oportunista, querendo beneficiar e tirar proveito dessa luz para si e para a sua família de cores agregadas, as costas largas tapam a visão, atropelam aqueles que a vinham arrastando e, a estrela agora, essa estrela que se vinha aproximando, sem sequer ter feito inversão de marcha, vai-se agora afastando de marcha-atrás.

      Assim, essa estrela, que alguém dizia ver, que vinha trazer luz a Portugal e trazer esperança aos portugueses, quem disse que a viu, diz agora que já não a vê. Portugal está às escuras, a esperança dos portugueses desapareceu, o que era verde, passou agora a ser negro, Portugal está de luto. As costas do costa, e todas as costas que se encostaram umas às outras, taparam e barraram o caminho à luz. Desapareceu a esperança, e de maneira camuflada, causam vitimas entre os inocentes e inofensivos. Já em menino eu ouvia dizer; " quem dá e volta a tirar, ao inferno vai parar".

      Meus amigos, peço-vos desculpa destas parvoíces, mas mesmo assim, procuro retrair-me e não dizer tudo o que me vai na alma, mas o que digo, já chega para merecer a vossa reprimenda.
      O santo do dia de hoje é: Natividade de Nossa Senhora
      "Precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, a Igreja celebra a festividade do seu nascimento. Assim se exprimiu o Padre António Vieira sobre essa celebração: Quereis saber quão feliz, quão alto e quão digno de ser festejado o nascimento de Maria? Vede o que para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; ; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança;. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos para Senhora do Livramento, os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus".

      Oração: - Oh! Maria Santíssima! Eleita e destinada ao eterno pela augustíssima Trindade para Mãe do Unigênito Filho do Pai, anunciada pelos profetas, esperada dos Patriarcas e desejada de todas as gentes; Sacrário e templo vivo do Espírito Santo, sol sem mancha, porque foste concebida sem pecado original, Senhora do céu e da terra, Rainha dos anjos, nós humildemente prostrados vos veneramos e nos alegramos da solene comemoração anual de vosso felicíssimo Nascimento. Do mais intimo do nosso coração, suplicamo-vos que vos digneis benigna vir a nascer espiritualmente em nossas almas, para que cativadas estas por vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas a vosso dulcíssimo e amabilíssimo coração. Assim seja

Sem comentários:

Enviar um comentário