sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Etapa nº. 89, O Zé foi injustiçado

      ...Não veio o fato, mas a transformação da personalidade do Zé não parava, o Zé considerava-se um adolescente, já olhava para a sua própria sombra, a sua convivência com rapazes mais crescidos já se fazia notar, e naquele outro ambiente, ele sentia-se feliz. Chegada a Páscoa do ano de 1952, o dia de Páscoa, calhou a ser no dia 13 de Abril, o Zé, depois do almoço, autorizado pelo seu avô, saiu e foi juntar-se aos amigos, que, conforme já tinham combinado, foram ao bailarico, bailarico esse, em que estava o pai do Zé a tocar, (o Ti Joaquim Fonseca). Foi uma tarde muito animada, em fraterno convívio. Quando terminou o bailarico já era noite. De regresso a casa, o Zé jantou com os avós e pediu-lhes autorização para, já de noite ir até à Feira. Tendo sido autorizado, foi e, nessa noite, para não acordar os avós quando chegasse, foi dormir aos Paúlos.

      No dia seguinte, segunda-feira, dia 14 de Abril, logo pela manhã, o avô Luís vai aos Paulos, chama o Zé, e diz-lhe: "ó Zé, levanta-te e vai-te arranjar, que vamos lavrar o campo do canastro", (que boa notícia para o Zé, era dos trabalhos que ele mais gostava fazer), animado e cheio de  entusiasmo, o Zé vai à Granja para arrumar a roupa do domingo e vestir a roupa de trabalho. A manhã estava fria, o Zé procurava um par de meias, no seu quarto, o Zé não tinha guarda-roupa e nem cómoda, mas debaixo da cama, numa caixa de papelão, estavam meias da semana, e o Zé procurava-as. Mas, a avó do Zé, que já estava impaciente e com pressa para ir também para os campos e queria fechar a porta, tinha ao ombro uma foicinha, e nas mãos tinha uma corda, nem teria intenção de magoar, mas com a corda dobrada em partes, faz da corda um chicote. O Zé,  sentindo-se atingido, tenta fugir ao martírio, com a sua mão tenta afastar o braço da avó para arranjar espaço e escapar-se. Nesse entretanto, a tia do Zé, pelas janelas, a da casa dela e a do quarto onde a cena se estava a desenrolar, pelo que viu, convenceu-se que o Zé estava a tentar agredir a avó, (mãe dela), vem de casa dela, entra de rompante pela porta dentro, e, esta sim, atira-se ao Zé com provocação e fúria, azar para todos, a senhora, tia do Zé andava grávida, na fuga do Zé, a senhora  sua tia caiu, não houve consequências, mas poderia ter havido. 
      Após isto, o Zé apercebeu-se que o ambiente não lhe era favorável, sabia que ia ser acusado daquilo que não tinha feito, e que nunca lhe havia passado pela cabeça fazer, (bater na avó e na tia!), pelo que, resolveu já não ir ter com o avô, e nesse dia já não houve lavoura. Saído dali, o Zé, que até tinha para quem ir trabalhar a ganhar o dia, foi. À noite regressou à porta dos avós, a porta estava fechada, e de dentro, ouviu as vozes da avó, da tia e também a do tio Joaquim, o tema era o descrever de uma mentira, apercebeu-se que o tio Joaquim também estava convencido de que o Zé tinha agredido a sua mãe e a sua irmã, estava furioso, entretanto, a porta abre-se, era o avô do Zé que vinha à adego buscar uma bilha de vinho para o jantar, o avô viu o Zé, falou com ele, quis que o Zé lhe conta-se,  escutou o que o Zé lhe disse, e de seguida, o avô disse para o Zé; "eu acredito em ti"; foi buscar a chave da casa aonde o Zé dormiu a noite anterior, deu-lha e perguntou-lhe: "amanhã como é?", o Zé disse-lhe; vai ser como hoje... (continu-o na próxima)...
      O santo do dia de hoje é: São Lino, Papa e Mártir
      ( + Roma, séc. I) "Foi o segundo Papa, escolhido pelo próprio São Pedro para sucedê-lo. Sagrou quinze novos bispos, que mandou como missionários a várias regiões da Itália. Ordenou dezoito sacerdotes para exercerem seu ministério na Diocese de Roma, que dividiu em paróquias. Durante seu pontificado, que durou 12 anos, Jerusalém foi tomada e destruída. Sofreu o martírio por volta do ano 77, sendo sepultado ao lado de São Pedro".

      Oração do dia: Sê forte e corajoso, não fiques desanimado nem tenhas medo, porque, EU, O SENHOR SOU DEUS, estarei contigo em qualquer lugar por onde tu passares. Amém.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário