sábado, 3 de setembro de 2016

Etapa nº. 69 - resultado, 23 feridos

      Tentando neste percurso de memórias iniciar e concluir mais uma etapa, regresso ao ponto do términos da etapa de ontem, e abrindo o arquivo, encontro passagens que me foram contadas pelo enfermeiro Oliveira, que estava de serviço ao banco nesse dia, 16 de Dezembro de 1962. Disse-me ele que estava a ter uma tarde bem calma, e que, de repente, o banco do hospital foi invadido por uma grande quantidade de acidentados, (foram 23), que ali chegavam por diversos meios, uns de bicicleta, outros em carros particulares e outros mais graves, em ambulâncias de bombeiros. Disse que eram tantos, que teve que pedir reforços. 
 
      Os feridos, foram atendendo por prioridade, sendo que, os mais graves, a terem que ter intervenção médica, embora vigiados, ficavam de lado, aguardando pela chegada dos médicos, que entretanto já tinham sido chamados.

      Contou-me ele, que no meu caso, que devo ter sido eu o ultimo a dar entrada naquele serviço, que os bombeiros me descarregaram no corredor, e que lhe disseram, tens aqui mais um, mas ele, que estava ocupado, que nunca pensou que tivessem deixado o mais grave para o resto, continuou com a cuidar dos que o rodeavam, que também eram graves e urgentes.
 
       Quando já cansado, e necessitando de ar puro, saio fora e foi espreitar ao corredor, viu uma maca com um corpo, não sabia se quem ali estava, era morto ou vivo, descobriu e conheceu-me, surpreendido, viu-me o pulso, e teve a sensação de que eu lhe dei sinais de vida, e que na dúvida, foi buscar uma injecção, (disse ele, de cavalo), ministrou-a, e que, eu reagi e lhe mostrei vida.
 
      Então,(disse ele), foi buscar um frasco de sangue, aplicou-o, e que eu, à medida que ia recebendo sangue, refolgava como um sapo. Tendo ele verificado que a intervenção de que eu precisava não era de sua competência, deixou-me a receber sangue e foi continuar com as suas obrigações. 
      Até amanhã, que eu voltarei.

      O santo de hoje é: São Gregóio Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Roma. 604) " É considerado o ultimo dos Papas do antigo Império Romano e o primeiro dos Papas medievais. Teve que enfrentar a peste e a fome em Roma, bem como a devastação produzida pelos invasores Lombardos, que chegaram a assediar a cidade e só foram contidos graças à diplomacia do Pontifice. Apesar dessas dificuldades, seu Pontificado é tido a justo titulo como um dos mais fecundos e grandiosos da História da Igreja.Entre muitas outras realizações, São Gregório reformou o Clero e deu impulso considerável à vida monástica em todo o Ocidente, incentivando a adoção da regra de São Bento; empenhou-se pela conversão da Inglaterra, para lá enviando Santo Agostinho de Cantuária; combateu eficazmente as muitas heresias que grassavam na Europa, na África e no Oriente; combateu com firmeza e prepotência do Patriarca de Constantinopla, o qual, apoiado pelo imperador bizantino, contestava o Primado de Roma; conseguiu, com esforço diplomático e apostólico, aproximar da verdadeira Fé reinos bárbaros pagãos, ou dominados pela heresia ariana. Reformou, ademais, a Liturgia Romana, e fundou uma escola de canto sacro que influenciou toda a Europa, nela pregando o que ficou sendo conhecido como Canto Gregoriano. Zelou ainda pelos bens da Igreja, até então dispersos e mal administrados; é a ele que se deve a primeira organização sistemática do património de São Pedro. Sem embargo de tão intensa e variada actividade e de sua má saúde, nos 14 anos de seu pontificado, não abandonou os estudos teológicos e místicos, e escreveu diversas obras de espiritualidade que tiveram e ainda têm grande influência.
 
      Oração. Ó Deus, na festa de São Gregório Magno, seja-nos proveitoso este sacrifício que, ao ser oferecido na cruz, libertou do pecado o mundo inteiro. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



Sem comentários:

Enviar um comentário