quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Etapa 80, sintomas de crise afeta pensionistas

     Eu rogo aos Anjos e Santos, aos meus visas, aos meus avós, aos meus pais, aos meus irmãos, (anjos Manuel e António), aos meus companheiros, aos meus amigos e a todos aqueles com quem me cruzei, que estão no Céu, que intercedam por nós e pelo nosso Portugal, a Deus Nosso Senhor.

      Quis o destino que eu fosse aquilo que sou, e, tendo eu já passado por alguns acontecimentos, tendo presenciado alegrias e tristezas, nunca me apercebi, como agora, de tanta falta de esperança na programação, e projecção da vida futura, por parte da juventude.
      O que sinto, se não é da idade, se não é dos temporais e climas descontrolados, digo que não sei, não imagino o que é, e não sei o porquê. Afigura-se-me que vamos ter tempos muito difíceis, mas, como eu nada poço fazer para mudar o rumo,  dou-me por vencido! estou como diz o provérbio português, "tanto se me dá como se me deu".

      Sem ter que ir longe em busca de sinais evidentes da crise, acabei, nestes últimos oito dias de presenciar que, bem perto de mim, uma senhora reformada, anda há oito dias, a caminhar, todos os dias, para um posto dos correios, a fim de levantar o vale da sua pensão, e até ontem, o posto dos correios não lhe pagou o vale. As primeiras vezes, que era por não haver computados, depois, porque não tinha vindo o homem com o dinheiro, depois, já tinha vindo o homem com dinheiro, mas que trouxe pouco e não chegou para todos. Mas hoje, dia 14, vá lá, foi para lá meia hora antes do posto abrir, quando chegou o homem do dinheiro, era próximo das 10 horas, ela foi a primeira a receber, vinha contentíssima, "parecia um gato com chocalho", sei também que essa reformada, testemunhou a preocupação, o descontentamento e a tristeza, da funcionária daquele posto dos CTT, olhando e tendo em conta o pouco dinheiro que lhe trouxeram, para pagar a tanta gente, sabia de antemão que não chegava para tantas pessoas que estavam na fila, e à sua frente, as quais, ela ia ter que mandar embora sem dinheiro. 
      Outro facto que eu presenciei, na segunda-feira dia 12, Fui a uma agência bancária, onde no exterior daquela agência existe uma caixa multibanco, apercebi-me ao sair dali, que muitas pessoas desfilavam em frente ao multibanco, paravam, olhavam e comentavam, "não há ainda dinheiro". Eu não pergunto o que é isto, mas convido a quem se interessar que se questione e pense,  quais serão as causas do que está a acontecer? E que sinais são estes? Uma só coisa me alivia, é que eu não tenho culpa, não votei PS, não votei PCP, e não votei Bloco. Aconselho a que numa próxima votem bem, e olhem que, o vosso voto, tal como o meu, vale tanto como o do presidente da República.
      O santo de hoje é: São Materno, Bispo
      ( + Trèves, sec. IV) "Neste dia, além da Exaltação da Santa Cruz, se comemora a festa de São Materno, apóstolo das regiões do Mosela, do Mosa e do Reno Inferior. Fundou a Diocese de Colónia e foi também Bispo de Trèves. Era amigo do imperador Constantino e participou activamente dos Concílios de Roma e de Arles.
      Oração: -  Especial a este santo, não identifiquei. mas é-lhe recomendada esta; por crianças no ventre materno:

      Pai Celestial, eu te louvo e agradeço por permitires esta vida e por formares esta criança à Tua imagem e semelhança.
      Envia o Teu Espírito Santo e ilumina meu útero. Enche-o com a Tua luz, poder, magestade e glória, assim como fizeste no ventre materno de Maria para gerar Jesus.
      Amém. Aleluia. Amém.
      
      

     
   
     

     

Sem comentários:

Enviar um comentário