quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Etapa nº. 87, Se a pessoa quer, Deus ajuda

      Certo dia, avô e neto preparavam o comer para os animais, e enquanto o Ti Luís, (o avô) serrota a palha, o  Zé, ( o neto), vai fazendo a empalhada, o monte do penso ia crescendo, mas porque os animais eram bastantes, e porque tinha que ser um gigo raso para cada vaca, aquela tarefa de arrumar e tratar do gado demorava bastante tempo. Estavam os dois ocupados, e de tal modo concentrados, que nem avô, nem neto, se aperceberam, de ali, naquele palheiro, ter entrado uma outra pessoa. Era a filha mais velha do Ti Luís, a mãe do Zé, que entrou resolvida e disposta a enfrentar fosse qual fosse, a reacção do seu pai.

      A Maria logo que entrou, lançou-se ao pai abraçando-o foi um abraço fraterno, de comoção e de suplica. Em soluços ia pronunciando palavras de apelo; "Pai, perdoe à São, pai, perdoe à São!" e o Ti Luís, incrédulo, sem compreender e sem saber o porquê daquela suplica, implorou; "filha, diz-me o que foi?, o que é que se passa?, eu perdoo o quê?", a Maria queria falar, mas as palavras não saíam, só soluçava, a voz tremia-lhe, só conseguia repetir a mesma coisa, as mesmas palavras que, possivelmente teria previamente ensaiado, mas desta vez, assim:, "paizinho perdoe à São" e o pai, resolvido a atender à suplica da filha, fosse o que fosse que a São tivesse feito, disse: "está bem filha, eu perdoo tudo, seja o que for, eu perdoo, está descansada, eu perdoo".
      Ali, não foi necessário a Maria explicar ao pai os pormenores do que aconteceu para ele compreender, e logo se afastaram dali agarrados à mão um do outro. Meu avô demorava em voltar, e eu tendo ficado sozinho acabei de serrotar a palha, fiz a empalhada e dei a ceia aos animais, missão que eu concluí sem qualquer dificuldade.

      Apesar de tanto segredo, e de ao pé de mim não terem divulgado as causas, deu muito bem para eu, apesar de garoto, os compreender, pois ali estava o sofrimento ou a alegria da São, daquela São que é a minha tudo, mãe, ama, irmã, tia, prima e uma santa e adorada amiga. Aquilo era mesmo o que eu imaginei, era um caso de amor, um caso infalível, pelo qual todas as pessoas normais têm que passar. Feliz é a pessoa que ama e se senta amada.

      Nos dias seguintes, o ambiente em casa era um pouco estranho, notava-se que havia uma nova preocupação, começaram os preparativos para se fazer o casamento, e, na vez de um casamento em casa dos meus avós, fizeram-se dois, porque os pais do noivo, aproveitando a embalagem, casaram filho e filha, casaram o filho Manel com a São e a filha Sílvia com o Aníbal.

      É sempre assim, quando o homem quer, Deus ajuda.

      O Santo do dia de hoje é: São Mateus Evangelista, Apostolo e Mártir
      ( + Séc. I) "Era cobrador de impostos e possuía grande fortuna quando Nosso Senhor o convidou a segui-Lo, dizendo simplesmente: Segue-Me!. Mateus obedeceu sem hesitação, e veio a se transformar no primeiro dos Evangelistas. Segundo antiga tradição, pregou na Palestina e depois na Etiópia".

      Oração: São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: "Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho as destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!" Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhe causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no Céu e a servia a Deus e não ao dinheiro. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário