segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Etapa nº. 92, um sonho às 3 da manhã

      Na noite de hoje, o meu espírito ter-me-há deixado a dormir e foi dar uma volta, e quando regressou, acordou-me, sem sequer ruído e muito suavemente, só para minha alma ver, mostrou-me um recinto, o qual associei à Assembleia da República, mas transformada em oficina de malhada, onde os malhadores seriam os deputados, todos a malhar sem dó nem piedade nas costas dos indefesos, dos infelizes que, nem oportunidades lhe davam para que pudessem dizer, ai que me doe.

      Eram 3 horas na manhã quando acordei para urinar e, naquele momento, o que me estava na mente, era a Assembleia da República, repleta de figurantes e com todos os lugares ocupados. Aquilo que até ma parecia ser real, mas que era apenas um pesadelo, todos os ocupantes das bancadas empunhavam malhos de ferreiro, que até poderiam ser usados para se moldarem uns ao outros e transformarem-se em algo de útil, esses broncos, que mais não sabem fazer do que malhar em vão, ninguém sai dali mais perfeito do que aquilo que era quando para lá entrou. A forja se não for assoprada, ao ponto de levar qualquer ferramenta, de ferro um metálica, à semelhança de brasa, não se molda e o ferreiro não consegue dar-lhe a têmpera de modo a que poça ter alguma utilidade.

      Que cenário desolador, que alarido se me deparou neste pesadelo, não me foi possível ver ou identificar de que lado estão tantos broncos! Que importa as direitas ou as esquerdas, quando o país é só um, não será dever de todos esgravatar na descoberta de fazer que, algumas sementes germinem e daí nasça algo de útil para todos?

      Aquilo que me aconteceu auela hora, 3 da manhã, não encontro justificação, que turbilhão de coisas se me afiguravam e, quando regressei à cama, depois de ter urinado, , já quase tudo se tinha varrido da minha mente, só me ficou aquele cenário e a interrogação do porquê. Será por eu ter ouvido ontem o comentário de Luís Marques Mendes? Que quando lhe pediram que comentasse a quantidade de milhos de euros que os governos entregam aos partidos políticos, ele disse que isso até se justifica, que é o custo da democracia! Pois é, se calhar foi por isso, porque quando eu tal coisa ouvi, custo da democracia fiquei a pensar; cara senhora! é linda mas não sei se é boa.

      Isto é um disparate, e de marretas como eu, está o mundo cheio, mas 230 malhadores, todos a malhar na mesma bigorna, uns direitos e outros esquerdos, em tempos descontrolados, não produzem nada de jeito nem de útil, se esses broncos conhecessem como se aparelha uma junta de bois para puxar ao carro ou ao arado, poderiam eles também aparelharem-se e levar o carro ao melhor destino, mas assim, não o fazem nem deixam que outros o façam.

      O santo de hoje é: São Cosme e São Damião, Mártires
      ( + Cicilia, Ásia Menor, séc III-IV) "Sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano (284-3=5). Eram irmãos gémios e médicos, exercendo sua profissão gratuitamente, por caridade cristã, e nela obtendo curas espantosas. Durante a perseguição de Diocleciano, foram açoitados e em seguida decapitados, porque se recusaram a sacrificar aos ídolos. Tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protectores contra as doenças do corpo e da alma".

    Oração: - São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpoi no doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegrai da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do céu".
      São Cosme e Damião, rogai por nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário