domingo, 14 de agosto de 2016

Etapa nº. 49, a caminho dos 80

      Hoje, domingo, logo pela manhã, três pontos me preocuparam, a mente, o corpo e o tmpo:

      Ponto um, a mente; que razões pode haver para que, segundo li, se tenha desencadeado uma onda terrorista a provocar os incêndios florestais? A quem é que isso pode interessar? se não há interesses, quais são as motivações? Porque é que, quem tem o poder de decidir, de proteger as pessoas e bens não pediu os socorros atempadamente? Porque é que ficam à espera que as coisas se resolvam naturalmente? Porque é que os políticos, em casos assim, não despem o fato de políticos e se comportam como pessoas normais? não seria bom que os homens fossem livres e pode-sem pensar por sua cabeça? empenhados em se preocuparem com a defesa de Portugal e dos portugueses! e porque não pensar em formar vigilantes, em fomentar a criação de grupos para limpeza e ordenação da floresta, não estejam à espera que sejam só, os que têm o azar de serem donos, porque esses, não tendo o suficiente para o seu sustento, não podem pagar a terceiros, não têm como pagar coimas e nem impostos.
 
      Ponto dois, o corpo; Hoje é domingo, e o domingo, é dia de descanso e de oração, o corpo com vida é a morada da alma, devemos prestar ao corpo os melhores cuidados, para que a alma de cada um, no corpo em que habita, tenha as melhores condições e, o corpo lhe dure o tempo necessário para a sua purificação. Nós, com toda a liberdade que Deus nos deu, temos o dever de a utilizar, para que, ao comparecermos perante Ele, podermos ser absolvidos das nossas faltas.
 
      Ponto três, o tempo; O homem julga-se sábio, cientista e superior a tudo, mas não controla o tempo, não controla o tempo da sua existência, não controla ventos nem tempestades, não controla a chuva nem o sol, não controla as altas nem as baixas temperaturas. Apenas se pode prevenir e estar preparado à espera aquilo que Deus nos mande. Se há coisas inexplicáveis, o tempo e as suas variações é uma, há mistérios e mitos, que só com fé se aceitam.
 
      Santo do dia de hoje é: São Maximiliano Kolbe, Mártir
      (+ Auschwitz, 1941) "Sacerdote franciscano natural da Polónia, fundou a Milícia da Imaculada, associação destinada ao apostolado católico e mariano. Instalou uma tipografia católica e editou uma revista marial que alcançou a tiragem de um milhão de exemplares. Chegou a instalar uma emissora de rádio e a estender suas actividades apostólicas até o Japão . Foi aprisionado pelos nazistas, que temiam sua influência na Polónia. Estava no campo de concentração de Auschwitz, em Agosto de 1941, quando dez prisioneiros foram sorteados e condenados a morrer de fome e sede. O Padre Kolbe, que tinha então 47 anos, ofereceu-se para substituir um dos infelizes, que se lamentava em alta voz, dizendo que tinha mulher e filhos. Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados.
 
      Oração a São Maximiliano Kolbe: Ó São Maximiliano, ouvi esta oração de louvor e de suplica que vos dirijo com confiante devoção. Venero a santidade da vossa vida, guiada por fé inabalável no mistério de Cristo, sustentada pela firme esperança no poder da sua graça, animada por ardente caridade para com Deus e para com o próximo. Dai-me poder viver constantemente na fiel correspondência à dignidade humana e cristã. Louvo a vossa santidade apostólica, na qual vos empenhastes com fervido zelo na educação do povo de Deus na fé em Cristo Senhor, e na veneração da Imaculada, mãe sua e mãe nossa, Maria. Dai-me poder colaborar com todas as minhas forças, juntamente com a Imaculada, rainha do mundo e mãe da Igreja, para o advento do Reino de Cristo entre os homens. Admiro o sacrifício heróico com que oferecestes a vossa vida espontaneamente para salvar a vida de um irmão. Alcançai-me a graça de crer firmemente que a fé em Cristo é a única vitória que vence o mal, e poder trabalhar com a coragem dos mártires pelo triunfo da justiça, da caridade e da paz. Amem. São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário