sábado, 20 de agosto de 2016

Etapa nº. 55, a caminho dos 80 c/ São Bernardo

      Por ser hoje dia de São Bernardo e porque do nosso vizinho lugar de São Bernardo, (agora freguesia) tenho boas recordação, tive e tenho lá bons amigos, dedico aquele santo, aquela terra e às suas gentes uns momentos de reflexão descrevendo o seguinte:

      Nos finais da década de 70, o reverendo padre Justino Lopes, (Abade e Prior da paróquia de Nespereira), na sua acção de catequizar, de difundir a fé e a amizade os entre conterrâneos, lembrou-se de mim, para cá, em Aveiro, obter as condições necessárias e suficientes para receber uma excursão de Nespereirenses, ao que, sem hesitar, eu prontamente aderi. Depois de eu ter assumido o compromisso, pedi ajuda ao meu conterrâneo e amigo Antero Alves do Amaral Semblano, e os dois, fizemos contactos e obtivemos óptimas condições para recebermos Nespereira com toda a dignidade, eram excursionistas de 2 autocarros.
      O almoço foi partilhado no jardim da capela da Nossa Senhora das Dores, em Verdemilho. Após o almoço, passamos pelo Carôcho (Quinta do Picado) servimo-nos do pavilhão da Adac, e ali,  o pessoal, com o grupo de tocadores da própria excursão, divertiu-se e conviveu. À tardinha, tivemos Missa na Igreja de São Bernardo presidida pelo reverendo Padre Justino,  abrilhantada pelo grupo de cantadores de Nespereira, e guiados pelo organista, Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto, pessoa com quem estabeleci laços de amizade, em especial durante o tempo que, depois, ele viveu em Ílhavo. 

      Naquele tempo, era prior de São Bernardo o reverendo padre Félix, penso que natural de Fermelã, homem de carácter, de visão e de luta, cativou e mobilizou o povo. tendo assim transformado aquele lugar numa grande e prestigiada freguesia, bem dimensionada dotada de tudo e integrada no perímetro da cidade. Parabéns povo dessa terra.
 
      Santo do dia é: São Bernardo de Claraval, Confessor e Doutor da Igreja
      (+ 1153) "O Doutor Melífluo  foi, sem dúvida,o monge mais afamado e de maior influência religiosa, cultural e política de seu século. Nasceu em Borgonha, de uma família nobre aparentada com os duques de Borgonha. Quando, ainda jovem, ingressou na recém fundada Abadia de Cister, que contava somente vinte monges, arrastou atrás de si, com seu exemplo e entusiasmo, um tio, quatro irmãos e 25 amigos, todos da nobreza. Dois anos depois foi mandado, por seu superior, para a fundação de um novo mosteiro, em Claraval. Em breve esse novo mosteiro já contava com 500 monges e se tinha tornado famoso em toda a Europa. Nos 38 anos que São Bernardo dirigiu, de Claraval, a Ordem cirterciense, esta cresceu até atingir 165 mosteiros, dentre os quais 68 fundados pessoalmente por ele.. Pregou, por ordem do Papa Eugénio IV, a segunda Cruzada, Escreveu a regra para a Ordem dos Cavaleiros Templários. Era conselheiro espiritual de Papas, soberanos e prelados. Foi por conselho seu que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, prestou vassalagem a São Pedro, É imensa sua obra intelectual, que lhe valeu o título de Doutor da Igreja. Muito devoto da Santíssima Virgem, deu grande desenvolvimento à Mariologia.

      Oração de São Bernardo:
      Lembrai-Vos, Oh! puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa protecção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois com igual confiança, a Vós, Virgem entra todas singular, com a Mãe recorro, de Vós ma valho e gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário