terça-feira, 9 de agosto de 2016

Etapa nº. 44, a caminho dos 80

     Inicio a etapa com um pedido de desculpas, pois o meu equipamento não está a responder às tentativas de publicação no facebook. 
      Portugal a arder; a cobertura noticiosa que relata a evolução dos incêndios é constante e são desoladoras as imagens. Há ainda poucos dias, alguém da área governativa vangloriava-se, de que neste ano, neste verão, as ocorrências de incêndios e a área ardida era muito inferior a anos anteriores, como se isso resulta-se de uma melhor prevenção, mas o diabo depressa deu a resposta, e ela aí está. De facto e até aquele momento, haviam razões para nos sentirmos contentes, mas lembrar estas coisas destas ao diabo não é bom. Quando há razões para dar graças a Deus, os homens devem fazê-lo de joelhos, em silêncio, e junto à cruz do Senhor.
      Segundo notícias que ouvi  e textos que fui lendo, às 00,00 horas desta terça-feira, treze incêndios florestais estavam em destaque, mobilizando mais de 1700 operacionais. Destas 13 ocorrências que decorreram à mais de três horas, (seria pelas 21 horas do dia 8), e mobilizaram 15 meios de socorro, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, duas localizaram-se no distrito de Aveiro, e uma delas, no concelho de Arouca, teve início já no final da tarde de sábado, em Provisende. Segundo informação, 255 operacionais, apoiados por 90 veículos, combatem sete frentes de fogo. Já no concelho de Águeda, 298 elementos e 99 viaturas estão mobilizados para impedir o avanço das chamas, com quatro frentes e que deflagraram pelas 04 horas de segunda-feira na localidade de Préstimo .
      No distrito de Braga, no concelho de Barcelos, o fogo que teve início em Tamel, pelas 15 horas de domingo, mantém uma frente combatida por 232 operacionais, com o apoio de 79 viaturas.
      Ainda no grupo de incêndios com mais de duas centenas de elementos de forças de socorro e segurança, está o incêndio rural que começou na segunda-feira, pelas 15 horas, em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, distrito de Faro. Com uma frente, as chamas mobilizam 207 operacionais e 31 veículos.
      No distrito de Viana do Castelo, onde algumas aldeias foram evacuadas e foi acionado o plano distrital de emergência, a página da autoridade nacional destaca os incêndios de Arcos de Valadevez, 72 homens e 25 viaturas, e Vila Nova de Cerveira, 78 homens e 33 viaturas.
      No distrito de Viseu, as chamas motivam maior preocupação nos concelhos de Cinfães, Viseu, Mangualde e Nelas, com um total de 419 operacionais e 103 viaturas mobilizadas, sendo que, em Nespereira - Cinfães, às 16 horas, momento em que estiva em contacto com familiares, lavra um incêndio que abrange a parte norte daquela freguesia ( de Ervilhais a Vilar-D`arca), que está assustar.

      Santo do dia de hoje é: Santos Juliano, Mariano e Oito Companheiros, Mártires
      (+Constantinopla, séc.VIII) "Padeceram muitos tormentos e afinal foram mortos pela espada, porque defenderam a veneração às santas imagens, contra os adeptos da heresia iconoclasta.

      Oração; de Orações Diversas:
      Jesus Salvador, meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo, que com sacrifício, que com sacrifício da cruz, redimiu e libertou do poder de Satanáz, Te peço que me liberte de cada presença maléfica e de cada influência do maligno. Te rogo em Teu nome; Te rogo pelas Tuas chagas; Te rogo pelo Teu sangue; Te rogo pela Tua cruz; Te rogo pela intercessão de Maria Imaculada e amada.
O sangue e a água que caíram do Teu sacrifício, Caiam sobre mim para purificar-me, Libertar-me, guardar-me. Amém.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário