terça-feira, 2 de agosto de 2016

Etapa nº. 37, a caminho dos 80

      Hoje, tendo sido convocado para uma consulta de ortopedia no Hospital de Aveiro, compareci às horas indicadas na convocatória e, quando me apresentei ao médico, este surpreendido ao ver na sua frente um amputado, disse-me: Quem foi o médico que o mandou pare a ortopedia? nós neste serviço não tratamos de cotos. eu disse-lhe: eu também não tenho coto para tratar, ele mostrou-se mais surpreendido ainda, e eu, para o acalmar disse-lhe: o que eu quero é uma prótese nova, disse ele: mas se tem prótese, tem que ter coto, disse-lhe eu; nem sempre, porque eu ando com uma prótese e não tenho coto, o que eu tenho é uma desarticulação da anca, disse ele; há! e onde é que isso foi feito, disse-lhe eu: foi mesmo aqui neste hospital, vai fazer 54 anos em 16 de Dezembro. Ele quis saber mais pormenores, mostrou-se sensibilizado e disse: Pois, mas eu tenho que o transferir para a fisiatria, vou pedir que o atendam com urgência, e escreveu o que entendeu numa folha de papel, deu-me, disse.me para a ir entregar à senhora que me fez a inscrição, e que ela, manda para o fisiatra, e que depois, o fisiatra me vai chamar.

      Ultrapassada esta ocorrência que foi importante nesta etapa e que registo para memória, mudo de assunto, que é para mim, também digno de referenciar:
 
      Ontem no final da tarde, a comissão de festas em final de exercício, convidou-me para ir com eles entregar o ramo aos novos elementos, candidatos à comissão de Festas 2016 / 2017, que se propõe organizar as festas, em honra de Nossa Senhora da Conceição em 8 de Dezembro de 2016 e de Nossa Senhora do Livramento, no ultimo domingo do mês de Julho de 2017. A nova comissão, recebeu o ramo com pompa e circunstância, em casa do candidato a Juiz, depois de cumprido o protocolo tradicional, (servido uns mimos), vieram os novos e os cessantes, desfilando em arruada, ao som de musicas, entoadas por elementos da Banda, depositar o ramo no altar, e ali, a comissão cessante disse o adeus a Nossa Senhora e despedindo-se, entoaram cânticos em seu louvor.

      A nova comissão, publicamente comprometida ao receber o ramo, é na sua maioria composta por residentes no Vale, mais propriamente, na rua das Cavadas, amigos e unidos como família, e são:
       Bertino Alves, / Lina Alves, / Clarisse Alves, / Paula Alves, / José Rodrigues, / Anabela Lopes, / Anabela Oliveira, / Adérito Costa, / Maria Inês Duarte, / e Alexandra Queiroz.
      Oportunamente, o Pároco e a sua Comissão Pastoral, vai reunir, vão aprovar a constituição desta comissão, e sob a sua presidência, dar-lhe posse.
 
      Santo do dia de hoje É: São Pedro Julião Eymard, Confessor
      (+ França, 1868) "Grande santo do século XIX, foi inicialmente sacerdote secular zelosissimo, a ponto de ser comparado ao Santo Cura d`Ars. Tão fervorosa era sua paróquia que, certo ano, conseguiu que cumprissem a obrigação pascal todos os seus fiéis que estavam em idade de a cumprir, sem nenhuma exceção, Passou, a seguir, 17 anos como religioso no sociedade de Maria, chegando a ocupar cargos dos mais altos nessa família religiosa. Somente depois recebeu de Maria Santíssima a missão de fundar uma obra dedicada à adoração perpetua da Eucaristia. Efetivamente fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento".
 
Oração:  "Adoro-vos, ó Divino Jesus, vivo e presente na Eucaristia, tesouro inesgotável dos dons celestes; fonte universal de onde o bem, a luz, as virtudes, a felicidade, a bênção, a perfeição e tudo o que há de mais puro, belo e santo emanam e difundem-se na Igreja e nas almas. Pela virtude dessa admirável plenitude, dignai-vos, vo-lo peço, atendei as minhas humildes suplicas, afastai de mim`alma e de meu corpo os perigos que estão expostos, e concedei-me a graça de que tenho premente necessidade. Com inabalável confiança vo-lo peço e, em retribuição de vossos benefícios, ofereço-me sem reserva para vos amar, servir e glorificar no adorável Sacramento da Eucaristia. 
Amém . São Pedro Julião Eymard, rogai por nós!"

Sem comentários:

Enviar um comentário