quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Etapa nº. 59 - São Bartolomeu

      Sendo hoje festejado São Bartolomeu em muitas das localidades, vilas e cidades, recordo que minha avó, no dia 24 de Agosto, todos os anos, ia de Nespereira a Arouca, a pé, em cumprimento de promessa e, no regresso, trazia uma melancia com que deliciava toda a família. Também aqui, na vizinha localidade de Quintãs se celebra o Santo, estando neste dia e nesta hora a decorrer as festividades. Em Aveiro, no centro da cidade, o mesmo está a acontecer, e a propósito, li ontem no jornal (Diário de Aveiro) um texto que diz: "Reza a lenda que no dia 24 de Agosto o diabo anda à solta pelo Bairro da Beira Mar"; diz também que, "segundo a lenda, São Bartolomeu é um dos 12 apóstolos de Cristo"

      Quem tem fé e curiosidade, pesquisando São Bartolomeu - a vida e a lenda, encontra maravilhas, eis um inserto: 
      "Atribui-se-lhe grande apostolado na India, na Arábia e na Arménia. Segundo a lenda, nesta ultima região, possuía o Demónio um oráculo, prática que consistia em responder às perguntas dos seus seguidores pela voz do sibilo (bruxo) Astaroth. Todavia, quando São Bartolomeu entra no templo, logo a voz do Demo emudece. O santo ordena então ao Demónio que anuncie o nome de Jesus Cristo como o do verdadeiro9 Deus e destrua os ídolos pagãos existentes nos templos. E assim acontece".
      Outro: - "Convidado por Astiage, que governava uma parte da Arménia, o santo aceita o convite, mas Astiage, traiçoeiramente, manda esfolá-lo vivo e cortar-lhe a cabeça - lenda religiosa que nasce no século XIII, com a indicação do martírio a 24 de Agosto, se bem que a morte aponte, também, para a crucificação e afogamento. O seu poder de exorcista permanece no imaginário religioso e popular, daí resultando a devoção e as práticas relacionadas com as possessões ou estados entendidos como demoníacos, ou atribuídos a entidades incorporadas nos pacientes, a pesadelos, terrores e outras coisas mais".
      Outro: - "No dia 24 de Agosto cumpria-se outrora em Amarante (Porto) uma tradição muito especial, a fazer com que as pessoas não fossem trabalhar nessa data, de modo a poderem prestar culto, antignóstico aos ritos canónicos, a duas imagens existentes na sacristia do convento dominicano de São Gonçalo, designadas, popularmente pelo Diabo e pela Diaba. Nesse dia as estatuetas - adoradas até 1809, ano em que foram queimadas - eram ornamentadas e recebiam oferendas dos seus devotos, num ritual nitidamente pagão. Representando um casal de Diabos, as duas figuras, de acordo com a lenda provenientes do Averno (Inferno), simbolizavam, segundo se crê, «a força criadora da Natureza», despertando alguma simpatia aos próprios monges do convento. É provável que as duas figuras tenham sido obra de antigos brâmanes - grupo religioso indiano que partilhava as superstições aborígenes - trazidas por mercadores lusitanos das longínquas paragens do Império, que se estendiam então até à Índia". - Há mais há! mas...

      Santo do dia é: São Bartolomeu Apóstolo, Mártir
      (+séc. I) "Também chamado Natanael, recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo um elogio magnífico: Eis um verdadeiro israelita no qual não há fraude (São João, 1,47). Já na ocasião em que o Apóstolo São Filipe o apresentava ao Mestre, São Bartolomeu reconheceu a realeza e a divindade de Jesus Cristo: Mestre, tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel (íd., 1,49). Segundo a Tradição, São Bartolomeu foi martirizado no Oriente, para onde levou o Evangelho".

      Oração: - Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humildemente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor. - São Bartolomeu use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protector à minha volta e  me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho. São Bartolomeu me inspire em imitá-lo em todas as minhas acções, derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior glória. Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minhas misérias e aflições da vida. Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça...(mencionar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. - Que assim seja.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário