quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Etapa ~º. 39, a caminho dos 80

      Na etapa de hoje, vou em espírito ao Festival Andanças, nas margens da Albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. Do que escutei e li, grande incêndio deflagrou nas imediações daquele festival, incêndio que destruiu 422 viaturas, e danificou parcialmente 9, foi combatido por cerca de 160 operacionais bombeiros, por 42 viaturas, por 4 aviões e, obrigou à retirada do local cerca de quatro mil pessoas, que só, pelas 19 horas, começaram a regressar ao recinto.

      Disse a comunicação social, que o incêndio alastrou a grande velocidade entre os carros, e que, estavam no Festival Andanças milhares de pessoas quando as chamas deflagraram, os espectadores foram enviados para o outro lado da barragem da Graça da Póvoa e Meadas. Disse também a comunicação social, que as causas estão a ser investigadas pela G.N.R. e que, se encontrar indícios de origem dolosa, a investigação passará para a Polícia Judiciária.

      O Festival não foi suspenso, e tendo por base a informação que alguém da organização, deu à comunicação social, há condições para manter o festival em funcionamento, e que de parte dos promotores, está tudo a postos para continuar. Este festival, que decorre desde segunda-feira, dia 1 de Agosto, espera receber até domingo, dia 7, cerca de 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

      Poderá ser descabido dizer, ou repetir aqui o que toda a gente sabe, mas porque lembrar, por mais vezes que se repita, nunca será demais. A grande concentração de pessoas e bens, são alvos eleitos pelos malfeitores para praticarem os seus actos de loucura. Mas, se algum horroroso há, pois que se esconda muito bem para não ser apanhado, porque se a justiça não actuar, o povo não lhe perdoa. Eu, que me reconheço inofensivo, até poderei usar o meu latido para incomodar, e se o não poder fazer da minha cabana ao sol, terei que a arrastar para a sombra, porque havia quem dissesse que o sol quando nasce é para todos, e agora, são os mesmos, em pleno gozo, que com os seus actos demonstram que querem o sol só para eles.
      O santo do dia de hoje é: São João Maria Vianney, Confessor
      ( + Ars.1859) "Ars era uma aldeiazinha de 230 habitantes, mas ficou famosa no mundo inteiro graças ao seu pároco. João Maria Vianney, oriundo de uma família modesta, somente pôde aprender a ler aos 18 anos de idade. Sentiu-se chamado para o sacerdócio, mas não foi capaz de seguir o curso normal de seminário, porque não conseguiu dominar o latim e a filosofia. Afinal, considerando a virtude notória do candidato e a falta de padres na diocese, o bispo resolveu ordená-lo, embora achando que ele nunca teria discernimento suficiente para atender confissões. Foi exactamente o contrário que se deu. O Padre Vianney revelou-se extraordinário apostolo do confessionário, com luzes sobrenaturais que o faziam ler as consciências , converter os pecadores, reconciliá-los com Deus. Começaram a acorrer de toda a França, e até do estrangeiro, peregrinos desejosos de se confessar com ele ou de lhe pedir orientação. Desde 1830 até sua morte, acorriam anualmente 100 mil peregrinos a Ars, o que perfazia uma média de mais de 270 por dia. Para atender a tanta gente o zeloso pároco precisava passar no confessionário de 12 a 18 horas diárias. Levava, ademais, uma vida muito austera e sacrificada, e durante 35 anos Deus permitiu que o demónio o atormentasse com continuos ataques. Foi canonizado em 1925 e é venerado como padroeiro dos párocos".
Oração: Eu Vos amo, meu Deus, e o meu único desejo é amar-Vos até ao último suspiro da minha vida. Eu Vos amo, Deus infinitamente bom, e prefiro morrer amando-Vos que viver um só instante sem Vos amar. Eu Vos amo, meu Deus, e só desejo o Céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente. Eu Vos amo, meu Deus, e só temo o inferno porque aí nunca haverá a doce consolação do Vos amar. Meu Deus, se a minha língua não poder estar sempre a dizer que Voas amo, que o meu coração o diga tantas vezes como quantas eu respiro. Senhor, dai-me a graça de sofrer amando-Vos, de Vos amar sofrendo, e de um dia expirar amando-Vos e sentindo que Vos amo. E quanto mais me aproximo do meu fim, mais Vos imploro a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor. Amen.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário