segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Etapa nº. 43, a caminho dos 80

   As recordações dos outros também me surpreendem. Tendo eu sido criado com os meus avós, e porque minha avó Blandina, conhecida na época por muitos como; a Ti Blandina dos ovos, que os recolhia porta-a-porta, ou lhos vinham trazer a casa, e a cada Feira, senhoras do Couto, lá os iam buscar, tornei-me também familiarizado com aquela actividade e lidava com os ovos facilmente.
      Recordo de meu irmão me ter contado o seguinte: Já eu estava em Aveiro, meus pais viviam em Chão-de-Bouças - Nespereira, com eles, os meus dois irmãos, Augusta e Aníbal, meu pai gostava do cigarro e minha mãe esforçava-se para lhe satisfazer aquele desejo, o dinheiro em casa era coisa rara e muitas vezes andava ausente, minha mãe tinha algumas galinhas, apalpou-as e viu que uma tinha ovo, teve o cuidado de vigiar a galinha e, quando a galinha pôs o ovo, logo a minha mãe o recolheu, entregou o ovo ao meu irmão Aníbal e mandou-o à Feira, à loja do senhor Armando Teixeira, para o trocar por cigarros, meu irmão, lá foi com o ovo bem acarinhado na mão, chegou à loja, quem o recebeu foi a Dona Sinda, (esposa do senhor Armando), meu irmão, disse-lhe o que queria e entregou o ovo à senhora. Ela analisou e devolveu o ovo ao meu irmão, dizendo-lhe que não lhe podia dar os cigarros porque o ovo estava choco, e por mais que o meu irmão lhe dissesse que o ovo não podia estar choco, porque a mãe tinha estado à espera que a galinha o pose-se, não removeu o convencimento da senhora. Face a tal desilusão, meu irmão, que não lhe interessava o ovo, mas sim os cigarros para o pai, quando chegou fora da loja, deixou cair o ovo no chão, regressou à loja, e da entrada, chamou pela dona Sinda, para vir ver o pinto que estava dentro do ovo, a dona Sinda veio, e o que viu, foi o conteúdo de um ovo bem fresco esparralhado no chão, e uma criança desiludida. A Dona Sinda, comovida, chamou o meu irmão para dentro da loja e deu-lhe os cigarros correspondentes ao valor do ovo, e o meu irmão, correu para casa como herói, transportando aquele troféu.

      Agora recordo eu algumas teorias da minha avó, quanto a ovos; ela, para verificar se os ovos estavam estragados ou se eram galados, usava os seus calejados dedos, o seu olhar e a luz do dia, mas não aprendi a técnica para a poder transmitir, no entanto, há uma coisa que penso será comum, ela, dizia às suas fornecedoras, se tiverem dúvidas, verifiquem. O ovo fresco é pesado, posto em água, ficará no fundo do recipiente. Com o passar dos dias o ovo torna-se mais leve e fica a boiar na água voltado para baixo, e o seu consumo já pode causar riscos para a saúde. Quando o ovo já é muito velho, ou está mesmo estragado, ele vai boiar na superfície da água em qualquer posição e deve ser colocado imediatamente no lixo.

      Santo do dia de hoje é: São Domingos de Gusmão, Confessor
      (+Bolonha, 1221) "Nascido na cidade espanhola de Burgos, foi filho da Beata Joana de Aza e do nobre Félix de Gusmão, Compreendendo todo o mal que a heresia dos albigenses produzia no sul de França, decidiu fundar uma Ordem mendicante com a finalidade de defender a ortodoxia católica e pregar contra as heresias. Nasceu assim a Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, que, entre muitos outros luminares, teve a glória de dar à Igreja o grande São Tomás de Aquino"

      Oraçãoa São Domingos de Gusmão:
      São Domingos, apóstolo do Rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida. Por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Que Assim Seja.


Sem comentários:

Enviar um comentário