quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Etapa nº. 60 - O sismo em Itália

      Para mim é um fenómeno tudo o que acontece sem se prever e sem que eu o consiga justificar, tais como: alguns desastres, tempestades, terramotos na terra, na montanha, no mar, e até também ´no ser humano! porque tremem os nossos membros, a nossa mente, o nosso corpo, e tudo o que em nós treme e causa intensas convulsões? Com essa intensidade e convulsão, (apesar de sermos obra de Deus), pode desmoronar-se a nossa própria construção. Nós temos vias de circulação e de comunicação, que sendo desmoronadas ou destruídas, torna o nosso corpo inabitável para o espírito e, após isso, é o regresso às origens, o espírito vai à presença de Deus e o corpo para a terra.

      Não sei o porquê desta introdução, quando me sentei, apenas pretendia registar aqui, em especial para minha memória, algo do que se vai sabendo do sismo ocorrido em Itália. São dramáticas as notícias que os serviços da comunicação vai disponibilizando. Ocorrido na madrugada de quarta-feira, pelas 02,36 hora portuguesa, a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, (Umbria), segundo as notícias de hoje de manhã, o número de mortos já era de 247. As localidades mais afetadas foram: Arquata del Tronto, Pescada del Tronto, Amatrice e Accumonli, sendo que, apontam para que a situação mais dramática se vive em Amatrice, prevendo-se que o número de mortos ainda venham a aumentar.

      Santo do dia é: São Luís IX, Rei de França e Confessor
      ( + Tunísia, 1270) "Embora o calendário litúrgico registe considerável número de monarcas santos, talvez nenhum deles tenha realizado de modo tão completo a imagem ideal de Rei cristão quanto São Luís IX. Herdou a coroa com 12 anos, assumindo a regência sua mãe D. Branca de Castela, dama de excepcionais virtudes. Dizia ela ao filho que preferia mil vezes vê-lo morto a vê-lo manchado por um pecado mortal. Fiel aos ensinamentos maternos, São Luís foi sempre homem de muita oração e piedade. Era modelo de governante, de guerreiro e de legislador. Considerava um dos principais deveres do monarca fazer justiça aos súditos, e por isso costumava sentar-se todos os dias à sombra de um carvalho, e ali atendia a todos os queixosos que se apresentassem, qualquer que fosse a condição social deles. Realizou duas cruzadas para libertar a Terra Santa da opressão maometana, e morreu durante a segunda delas, vitimado pela peste. Tão grande era o seu prestígio moral que, tendo caído prisioneiro dos maometanos, estes o tomavam como juíz para resolver pendências que tinham entre si. Mandou construir em Paris a Sainte Chapelle, um dos mais belos monumentos da arquitectura medieval, para guardar a coroa de espinhos de Nosso Senhor. Foi casado com Margarida da Provença, da qual teve onze filhos. Em 1864, o Príncipe Gastão de Orléans, Conde d`Eu, que trazia em suas veias o sangue de seu antepassado São Luís, casou com a Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II e herdeira do trono do Brasil. Em consequência desse casamento, a família Imperial do Brasil tem a glória de descender, por linha directa, varonil e legítima , do grande rei cruzado.
Oração; as orações por ele proclamadas são muitas, mas especifica sua não identifiquei, pelo que uma a ele dedicada localizei esta:
      A cruz sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão meu guia
      Retira-te satanáz, nunca me aconselhes coisas vãs.
      É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário