segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Etapa nº. 64, ontem, festa em Salgueiro

      Ontem, num pequeno passeio domingueiro de fim da tarde, iniciado com uma visita a pessoa amiga e familiar, internada num lar, onde os filhos, por impossibilidade de a poderem ter com eles, sabem que ali, a mãe deles, está a ser muito bem tratada, bem tratada em todos os sentidos, na alimentação, na higiene, na saúde e bem estar, só uma coisa má existe, é a idade que não perdoa, e, aquela pessoa tem saudades da sua casa. Reconhecendo nós que isto é uma passagem infalível,é feliz quem, chegado a esta situação de dependência, tem a sorte de poder usufruir destes serviços.
 
      ultrapassada esta meta, o nosso passeio dos tristes, continuou rumo a Salgueiro, ali havia festa, como há todos os anos no ultimo domingo de Agosto, tendo como mais importante, o acto religioso. A Missa de festa foi às 17 horas, logo seguida de Procissão, e foi a Procissão o que mais nos interessou ver, bem como aproveitar o momento para contactar com amigos e conhecidos,  mas, logo que findou a Missa, no sentido de ajudarem na formação da Procissão, alguém numa cabine sonora, ia dando instruções, ouvindo-se que dizia: um homem para isto, outro para aquilo, primeiro este, depois aquele e, quando chegou às recomendações sobre os anjos, deu assim um aviso: - Há uma pessoa que tem uma promessa de dar um brinde a cada anjo. Assim, todas as crianças, devidamente fardadas de anjo, no final da Procissão, devem dirigir-se à sacristia para levantar o brinde, mas só as que se apresentarem devidamente fardadas.  Este meu reparo, que não é censura, refere-se ao texto e termo (fardadas) para alertar as organizações que distribuem textos, os preparem, porque as palavras são como as pedras, que depois de atiradas, não voltam  a traz.
       
      Por estar limitado nas minhas condições, não me incorporei na Procissão, mas à margem apreciei o desfile, vi que incorporava 1 cruz com 2 insígnias, 1 bandeira com crianças nos cordões para a equilibrar, 6 andores, homens e mulheres com opa, diversos Anjos, dois padres e, penso que 4 diáconos. não havia palio. Os andores, porque as pessoas com opa eram poucas, iam muito próximos uns dos outros,. Logo a seguir ao Padre e aos diáconos, seguia a Banda, a nossa Banda da Quinta do Picado, que mesmo tendo muitos elementos em gozo de férias, levava 12 fileiras de 5 músicos. a seguir à Banda, aí sim, gostei, muita gente a seguia, fazendo que fosse uma grande Procissão.
 
      O santo de hoje é:  Martírio de São João Batista
      ( séc. I) Neste dia a Igreja celebra a morte de São João Batista, o Precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, que fora santificado ainda no seio materno por ocasião da visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. São João Batista, inflexível ao condenar a vida escandalosa de Herodes com sua cunhada Herodiades, foi por isso degolado.

      Oração:
      Bendito seja São João Batista, que anunciou com firmeza e fé a vinda do Messias! Sede Ó São João, nosso fiel intercessor, em nossas necessidades e projetos. Concedei-nos, Senhor Jesus, pelos méritos de São João Batista, os dons que nos faltam para maior preserverança e paz em nossas vidas, Amem. São João Batista, rogai por nós.
 
 
     

Sem comentários:

Enviar um comentário