domingo, 28 de agosto de 2016

Etapa nº. 63, Quando em Nespereira há festa

      Hoje, domingo, dia especial e de consagração. Não cumpri ainda todo o meu dever de Cristão e embora tenha ido à Missa e participado activamente nos cânticos de louvor, ajudei também o grupo litúrgico  na animação da assembleia. Finda a Missa, outras obrigações me esperam e que me vão ocupar o resto do dia. Era meio dia quando me sentei frente ao ecrã sem saber o que dizer nem como começar, mas como as palavras são como as contas do rosário, surgem umas a seguir às outras, de algo me hei-de lembrar, o que fica para mais logo, porque a esposa está a chamar-me para almoçar. - Voltei e;
                                                               Quando em Nespereira há festa,
                                                               Não sei que saudade é esta,
                                                               Que me apetece chorar;
                                                               Já passaram tantos anos,
                                                               Tive tantos desenganos,
                                                               Porque me hei-d`eu lembrar?
                                                                         Do meu casebre eu via,
                                                                         Tanto povo que surgia,
                                                                         A romper do alto seixo;
                                                                         Logo pela manhazinha,
                                                                         Aproveitando a fresquiinha.
                                                                         Sem cansaço e sem desleixo.
                                                                E quando em Santa Marinha,
                                                                Á nossa Senhora Raínha,
                                                                No Andor a saudavam;
                                                                Se fosse sua promessa,
                                                                De joelhos e sem pressa,
                                                                As orações lhe rezavam.
                                                                          Sem descuido e apressados,
                                                                          Escolhiam bons bocados,
                                                                          Nos verdes lameiros do paço;
                                                                          Escolhido o ideal,
                                                                          Corriam p`ró arraial,
                                                                          Com muito desembaraço.
                                                                Saciados com a folia,
                                                                Recheados de alegria,
                                                                Já depois da procissão;
                                                                No seu regresso constante,
                                                                Alvarenga ainda distante,
                                                                Estava ali quase à mão. 

      Santo do dia é: Santo Agostinho, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja.
      (+ Hipona, 430 ) "Nascido na cidade africana de Tagaste, depois de uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão, e sobretudo graças às orações e lágrimas de sua mãe Santa Mónica. Ordenado sacerdote, foi durante 34 anos bispo de Ipona, no norte da África. Além de pastor dedicado e zeloso, foi intelectual brilhantíssimo, dos maiores génios já produzidos em dois mil anos de história da Igreja. Escreveu numerosas obras de Filosofia, Teologia e Espiritualidade, que exerceram e ainda exercem enorme influência. Combateu vigorosamente as heresias de seu tempo. De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: É um génio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo".

      Oração de Santo Agostinho: A morte não é nada, apenas passeio ao outro mundo. Eu sou eu. Tu és tu. O que fomos um para o outro ainda somos. Dá-me o nome que sempre deste. - Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. - Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou. Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra. - A vida continua significando o que sempre significou: Continua sendo o que era. O cordão da união não se quebrou. Porque eu estarei fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora da tua vida? - Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho. Já verás, tudo está bem. - Redescobrirás o meu coração. E nele redescobrirás a ternura mais pura. - Seca as tuas lágrimas e se me amas,. Não chores mais. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário