segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Etapa nº. 57, Há dias felizes

      Ontem vivi um dia muito alegre e com imensa felicidade, embora sentindo a ausência de um rebento, esse rebento mostrou-se-me, vi que estava bem, estava bem acompanhado, em casa de familiares emigrados na Suíça, gozando uma modestas férias mas muito merecidas. A minha mais sentida felicidade foi ver a satisfação da minha esposa e receber manifestações de carinho com que as filhas, genros, netas e neto a presentearam, inspirando nela o desejo de que tudo se volte a repetir no próximo ano.

      A nossa vida como casal e como família não será muito diferente da normalidade de outros casais e de outras famílias, mas hoje, inspirado no Santo Rosário, se o fizermos corresponder ao comportamento que deveria-mos ter durante o ano, como de o rezar todos os dias, (mas que eu, em especial eu, não o faço, não sou capaz, sou descuidado, malandro e pecador involuntário mas consciente, que Deus me perdoe), e comparando os quatro trimestres do ano, aos mistérios do Rosário, poderia-mos de modo semelhante adapta-los à nossa maneira de vivermos esse período anual, três meses gozosos, três meses dolorosos, três meses gloriosos e três meses luminosos, teria-mos assim o tempo ocupado com momentos diversificados e necessários ao crescimento, à formação, à prática e à reflexão, tudo isso indispensável para que sejamos melhores, mais justos, mais toleráveis e mais conscientes.
   
      Quando a Virgem Maria, em 1206 apareceu a São Domingos Gusmão, entregou-lhe o Rosário como arma poderosa para a conversão dos hereges e de outros pecadores daquele tempo. Desde então, a devoção do Rosário propagou-se em todo o mundo, e o simbolismo das 150 Ave Marias é evidente. O Rosário, dividido em três partes, cada parte é um terço, e é de facto o terço que a Igreja católica mais pratica e recomenda que se reze, são as 50 Ave Marias, que em grupos de 10 completam os 5 mistérios, que diariamente se deve rezar, quer individualmente ou em família. A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou, que cada vez que se reza uma Ave Maria, lhe é entregue uma rosa e, por cada Rosário completo, lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, ido como sendo a mais importante.

      Santo do dia de hoje é: Nossa Senhora Rainha
      "Neste dia se celebra a Festa de Nossa Senhora enquanto Rainha do Céu e da Terra. Antigamente era a 31 de Maio que se celebrava a Realeza de Maria, mas a ultima reforma do Calendário litúrgico transferiu essa celebração para a oitava da Assunção, no mesmo dia anteriormente consagrado ao Imaculado Coração de Maria.

      Oração: Querida Mãe, Rainha da paz, hoje senti um desejo muito grande de estar perto de ti, de falar, de receber o teu amor, o teu carinho tão maternal. Sabe Mãe querida, na nossa vida nem tudo é pleno e perfeito. É preciso minha memória tantas recordações de factos que me marcaram; pessoas que me magoaram e tudo isso pesa no meu coração tirando-me a paz. Eu peço a Tua intercessão ó doce Mãe e tão querida Amiga. Ajuda-me a afastar para longe todas essas lembranças. Sei que sendo Rainha da Paz, o que mais desejas é a Suprema Paz, que é Jesus. Estejas pois com cada um de nós. Da-me a Tua Paz. Ó Mãe, e que esta Paz se derrame sobre os teus filhos. Que a Tua Paz Permaneça conosco e que nada nos separe dela. Roga por nós e estende teu manto sobre Portugal e sobre todos os Portugueses. Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário