quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Etapa nº. 52, a caminho dos 80 - IRS do Cunha

      Aliado às preocupações de um casal amigo, depois de se ter desvendado um erro do serviço de finanças no processamento da sua declaração do IRS referente ao ano de 2015, o meu percurso de hoje e a minha ocupação mental, foi tentar fazer e responder ao que me foi solicitado. Pois, trata-se de um casal amigo, ele foi meu colega de trabalho na empresa (Móveis Fonseca) de onde se transferiu para a função pública, (na Câmara Municipal de Aveiro), e ela, foi guarda  nas passagens de nível no caminho de ferro, já ambos estão reformados. Com total gratuitidade, sempre fiz e entreguei às Finanças as suas declarações de rendimentos. Este ano, entreguei na Loja do Cidadão em Aveiro, no dia 06 de Abril, a declaração do ano de 2015.
      Em Junho, os meus amigos receberam, com data de 2016-05-30, uma nota a notificá-los para no prazo de 15 dias, comparecer com os documentos para análise, o que eu mesmo fiz no dia 2016-06-08, compareci com o processo, na 2ª. Repartição de Finanças de Aveiro, conferiram e porque não detectaram anomalias, entregaram-me um ofício a informar que, as questões submetidas a apreciação se encontram devidamente esclarecidas e que, de imediato se procederá ao encerramento do processo, mas, logo no dia seguinte, os meus amigos receberam do Serviço Tributário uma nota de liquidação, para pagarem até ao dia 31 de Agosto, (mês corrente), 989,35€, eles, alarmados chamaram-me e eu de imediato fui ter com eles, pedi-lhes a nota de liquidação e logo ali vi o erro. Os titulares de rendimento são dois, contribuinte A e contribuinte B, na nota de liquidação, a dedução especifica estava com se os rendimentos fossem de um só contribuinte. Fui com o contribuinte A, à Repartição de Finanças, Aveiro 2, sita em Esgueira, o funcionário consultava os documentos mas não detectava o erro, tive que ser eu a mostrar-lhe, ele viu, entendeu, e foi consultar o processo. Veio dizer-nos que foi o funcionário a digitalizar, que carregou em tecla errada, e que o erro ia ser corrigido, que o contribuinte ia receber uma nova nota de liquidação. Para aguardar, mas que se entretanto não recebesse nada até próximo do fim do mês de Agosto, que não deixasse passar o dia 31 de Agosto sem lá voltar. O contribuinte foi lá no dia 10 deste mês e veio dizer-me que a funcionária  não o entendia, e que até gozou com ele, que só depois que ele lhe mostrou uns apontamentos meus, é que ela foi ter com um colega, com quem conferenciou, e veio dizer-lhe que os serviços ainda não tinham corrigido, que viesse ter com quem lhe fez os papeis, que esse, que lhe fizesse uma simulação e que, com a simulação, voltasse lá. Tentei hoje fazer a simulação, mas o meu programa, porque o Java não está actualizado, não actuou, fui pois, à Repartição de Finanças de Aveiro,(na Loja do Cidadão), tive a sorte que me é habitual, porque eu, só encontro gente boa e competente, escutou-me, compreendeu-me, e disse-me que os serviços não têm tido programa especifico para corrigir aqueles erros, mas que agora já tem. Com os dados da declaração mod3 e do anexo A, fez-me lá a simulação e, pela qual se vê que o contribuinte deixa de ter que pagar os 989,35€, para ter direito a receber um reembolso de 12,00 €, valor que nem irá receber por ser inferior a 25,00€ 
      Meus amigos; apenas conto isto para que sirva de alerta, confiram as contas, como dizem; (o erro é humano) também se diz; (as máquinas não se enganam); mas pode enganar-se a mão do homem a introduzir-lhe os dados.

      Santo do dia de hoje é: São Jacinto, Confessor
      (+ Polónia,1257) "Nascido perto de Cracóvia, foi recebido na Ordem dos Pregadores pelo seu próprio fundador, São Domingos de Gusmão. Formou a província polonesa da Ordem Dominicana e pregou na Rússia e na Prússia. É considerado o Apóstolo da Polónia.

      Oração. 
     Concedei-nos, Senhor, a protecção para os nossos dias, e dai-nos o fervor apostólico como o de Vosso servo, São Jacinto, introdutor da Ordem Dominicana na Polónia. Amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário