quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Etapa nº. 45, a caminho dos 80

      Mais uma vez, e neste dia, eu estou presente em espírito com os heróis bombeiros que arriscam as suas vidas para defender pessoas e bens e para minimizar os estragos que mãos, pés, corpos de seres vivos, indignos de lhes chamarmos pessoas, causam a Portugal. Recordo os meus tempos de criança, tempos em que também já haviam fogos, e se haviam bombeiros, seria só nas cidades e todos voluntários, agora, e ainda bem, tudo é diferente. Nesse tempo, nas aldeias, e a minha experiência foi adquirida em Nespereira, por razões de queimadas, que para se semear centeios e outras culturas, era necessário serem feitas, algum incêndio deflagravam, mas, e quando acontecia,  bastava alguém dar um alerta que as pessoas logo gritavam: "fogo, fogo, acudam, acudam) e todas as pessoas interrompiam os seus afazeres, sortiam-se de baldes, canecos e outras alfaias e corriam em auxilio, fosse de quem fosse os bens em perigo, querem andassem de boas ou más relações, tinha que ser.. Também naquele tempo os montes estavam limpos, o mato, todos os lavradores esperavam com ansiedade que crescesse para o poderem cortar e trazer para as cortes, outra vegetação não havia, porque cabras e ovelhas roem  tudo.
 
      Esta minha narração foi-me inspirada quando tomei conhecimento de que o povo de Viseu se juntou para lutar contra o fogo, grande gente, são os descendentes de Viriato! Entretanto agora, fico na expectativa, será que a Galp não convida e não paga as viagens os seus amigos para eles irem à Madeira ajudar no combate aos incêndios? e porque não, também o senhor primeiro-ministro, mandar para lá alguns deputados? óih, cala-te zé... Mas não me calo sem antes pedir aquém me segue, que meditem na vida do santo do dia de hoje e na sua oração, pois ele também morreu queimado e, quando já estava queimado de um lado, falou e disse: "De um lado já estou bem assado, vira-me para o outro lado e come"

      Santo do dia é: São Lourenço, Mártir
      (+Roma, 258) "Era o principal dos diáconos de Roma e, entre outras funções, administrava os bens da Igreja e distribuía entre os pobres as esmolas colhidas entre os fiés. Durante a perseguição de Valeriano, os pagãos exigiram que revelasse onde estava escondido o tesouro dos cristãos. O Santo prometeu fazê-lo e compareceu diante das autoridades levando consigo um grande número de viúvas, órfãos, doentes e desamparados dizendo que aquele era o tesouro da Igreja. Colocado vivo sobre uma grelha em brasa, morreu assado lentamente. Foi um dos santos mais celebrados em Roma. Seu nome passou a ser diariamente lembrado no Cânon da Santa Missa.

      Oração a São Lourenço - Padroeiro dos Cômicos e Humoristas
      Ó Deus todo poderoso, que concedestes a São Lourenço a graça de vencer os tormentos do fogo assador, apagai em nosso coração as chamas dos nossos vícios.
Por Jesus Crist Nosso Senhor, Amém.

     

     

Sem comentários:

Enviar um comentário