domingo, 21 de agosto de 2016

Etapa nº. 56, a caminho dos 80 c/ parabens

      Por haver dispersão de familiares, em especial em dias de trabalho. as comemorações do aniversário da minha esposa foram adiadas para hoje, domingo, dia 21 de Agosto. Em vários países lusófonos e em especial em Portugal, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum haver festa, e é também comum, que todos cantem os Parabéns a você.

       Algumas curiosidades:
 
     1ª Se eu não li, será porque tenha ouvido dizer; que, em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias depois de data do nascimento, para que traga mais sorte e felicidade ao aniversariante para o ano seguinte.
 
      2ª  Os costumes de dar parabéns, de dar presentes e de celebrar com velas acesas, nos tempos antigos, era para proteger o aniversariante dos demônios.
 
      3ª Que os gregos diziam que cada um tem um espírito protector ou génio inspirador que assistia ao nascimento e os vigiava em vida. Que esse espírito tinha uma relação mística com Deus. Dizia-se também que os romanos endossavam essa ideia, e que o costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados em altares do templo de Artemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
 
      4ª As testas de aniversários natalícios começaram na Europa. As pessoas acreditavam em espíritos bons e maus, ou em fadas boas e más, todos temiam que os espíritos maus, ou as fadas más prejudicassem o aniversariante, de modo que, o aniversariante ficava cercado de amigos e parentes, cujos votos de felicidade e a sua própria presença, o protegesse contra os perigos desconhecidos que o aniversário natalício apresentava.
 
      5º. Dar presentes e praticar uma boa refeição em conjunto, ajudava a trazer as bênçãos dos espíritos bons.

      O santo de hoje é: São Pio X, Papa e Confessor
      (+ Roma, 1914) "Nascido numa humilde família do norte de Itália, foi com grande sacrifício que Giuseppe Sarto conseguiu estudar e ordenar-se sacerdote. De grande inteligência e ainda maior piedade, fez uma carreira eclesiástica brilhante, sendo sucessivamente coadjutor de paróquia rural, pároco, cônego da Catedral de Treviso, bispo de Mântua, cardeal-patriarca de Veneza e, por fim, Papa. Seu lema, Tudo restaurar em Cristo, acompanhou-o desde a humilde aldeiazinha em que começou a trabalhar até o sólio de São Pedro. Seu Pontificado foi dos mais fecundos da História da Igreja. Foi chamado o Papa da Eucaristia, pois incentivou a prática da Comunhão frequente e permitiu a Primeira Comunhão a crianças pequenas, tão logo atingissem o uso da razão. Restaurou o canto gregoriano, ordenou a codificação do Direito Canônico, reformou a Cúria Romana e o Breviário, defendeu os direitos da Igreja lesados por governos anticatólicos e sobretudo, foi o Papa que fulminou a grande heresia de nosso século, o modernismo, chamado por ele, a síntese de todas as heresias. Foi canonizado em 1954".

Oração:- Ó Santo Pontifíce, fiel servo do Senhor, fiel e humilde discípulo do divino Mestre. Na dor e na alegria, nos trabalhos e nas solicitudes, experimentado pastor do rebanho de Cristo, volvei o vosso olhar sobre nós. Árduos são os tempos em que vivemos. Duras as fadigas que de nósexigem. A esposa de Cristo, confiada aos vossos cuidados, está de novo em angustias terríveis. Os vossos filhos se vêem ameaçados por inúmeros perigos na alma e no corpo. O espírito do mundo, qual leãso euforecido, rodeia-no buscando a quem devorar. Não poucos caem nas suas garras. Têem olhos e não vêem. Tem ouvidos e não ouvem. Fecham os olhos à luz da eterna verdade, preferindo dar ouvidos às vozes que insinuam mensagens enganadoras. Vós que fostes na terra grande animador e guia do povo de Deus, sede auxilio e intercessor nosso e de todos os que se professam seguidores de Cristo. Vós, cujo coração se rompeu quando o mundo se precipitou em sanguinolenta luta, socorrei a humanidade, a cristandade3, exposta presentemente a semelhantes abalos. Obtendo-nos da misericórdia divina o dom da paz duradoura e, como aproximação, o retorno dos espíritos àquele sentido de fraternidade, que somente pode dar aos homens e as nações a justiça e a concórdia desejadas por Deus. Assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário